Foram acertados nesta quarta-feira, 8, detalhes para a realização do 3º FestiRock Estrela, evento que foi realizado por dois anos no início da década de 1990 e que o governo municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), pretende retomar agora em julho. A proposta é reunir, em um único evento, iniciativas distintas já realizadas em outros momentos em torno de objetivos comuns, entre eles a paixão pelo rock.
A programação de shows com bandas locais e de renome, entre elas com Duda Calvin, ex-Tequila Baby; e exposição de carros antigos, foi confirmada para ocorrer pela manhã e tarde do dia 10 de julho, nas áreas conjuntas da Escadaria da Polar, Parque da Lagoa e via laterais próximas (Bruno Schwertner e Pinheiro Machado). Público terá entrada franca, inclusive para conferir as apresentações culturais e os carros.
A ideia nasceu a partir da lembrança do evento, idealizado e realizado por José Itamar Horn, o “Bitti”, então secretário da pasta de Cultura, Esporte e Lazer à época. “Acho muito válida a proposta desta retomada. Sempre deixei claro o quanto valorizo aqueles eventos tradicionais, que se realizam por anos, atravessam décadas, são referências das cidades, como é o caso aqui do Festival do Chucrute, caminho que agora mais recentemente a Multifeira, a ParkChoppFest e outras de nossas promoções começaram a trilhar, e assim criam também uma identificação histórica e deixam legados”, diz ele.
“Não é porque apenas muda uma gestão do governo que é necessário mudar o nome do evento, ou fazer isso apenas porque se troca um ou outro detalhe ou parte da programação do mesmo”, completa ele, emocionado, ao folhear as pastas onde mantém registros e notícias dos eventos que realizou quando secretário municipal, de 1989 a 1996.
Bitti revela os motivos que, à época, o fizeram criar este evento. “Já existia a ligação de Estrela, em razão do Festival do Chucrute, com a música germânica. O sertanejo estava no auge, era um sucesso e tocava em todas as rádios a todo o momento. Já o rock, apesar de muito presente na nossa comunidade, inclusive de bandas locais, não tinha um evento só para ele.
Foi que resolvemos criar este especial dia dedicado ao rock”, cita ele, que hoje ainda toca no grupo Sputnick. “Vai ser incrível ver que alguns garotos que tocaram na época, como por exemplo na antiga banda Pulsar, vão agora tocar de novo, mesmo que por outros grupos”, diz, sorrindo, ao rever algumas fotos. Além da Pulsar, de Estrela, tocaram na primeira edição as bandas “Gota de Orvalho”, também estrelense, e a “Íris Ativa”, de Santa Cruz do Sul.
Shows
Nesta retomada foram acertados quatro shows, que serão realizados na parte da tarde. A primeira será a Lupulados, que abrirá a série de atrações das 13h. Às 14h será a vez da Banda Rapport. Depois, às 15h, será a vez dos fãs da Sputnik conferirem os sucessos do grupo. E para fechar a série, quem subirá ao palco às 16h será Duda Calvin, ex-Tequila Baby. De acordo com a organização serão oferecidos serviços de lanches no local através de food trucks. Será permitida que as pessoas levem itens para melhor passar o dia no local, como cadeiras e churrasqueiras portáteis.
Carros
Ao contrário da competição de bicicross que ocorreu paralelamente ao FestiRock de 1990, a edição deste ano terá como atração extra um Encontro de Carros Antigos do Vale do Taquari. Evento que no ano passado ocorreu na Rua da Polar e levou centenas de pessoas a admirarem as verdadeiras relíquias sobre quatro rodas.
Será o mesmo local que será utilizado este ano para a exposição dos carros, ampliado ainda para o estacionamento do Parque da Lagoa e ruas laterais, prevista a maior presença de participantes nesta edição.
Os proprietários dos veículos que desejarem participar não precisarão fazer inscrição prévia, e sim apenas estacionarem nas áreas reservadas à medida que forem chegando, a partir das 9h. Em caso de mau tempo o evento será adiado para uma futura data.