Em homenagem, parlamento gaúcho recorda legado de Adroaldo Conzatti

Encantado

Em homenagem, parlamento gaúcho recorda legado de Adroaldo Conzatti

Medalha do Mérito Farroupilha foi entregue aos filhos do político, na tarde de terça-feira, em Porto Alegre. Iniciativa de conceder ao ex-prefeito a maior honraria da Assembleia Legislativa é do secretário Edson Brum

Em homenagem, parlamento gaúcho recorda legado de Adroaldo Conzatti
Medalha do Mérito Farroupilha foi entregue por Edson Brum e Valdecir Oliveira, aos filhos do ex-prefeito Adroaldo Conzatti (Foto: Wilson Cardoso)
Encantado

O legado político e empreendedor do ex-prefeito Adroaldo Conzatti, falecido em março de 2021, foi reconhecido pelo parlamento gaúcho, por meio da Medalha do Mérito Farroupilha.

A maior condecoração concedida pela Assembleia Legislativa foi entregue de forma simbólica aos filhos Gilson, Rogério e Luiz Henrique. A cerimônia ocorreu na tarde de terça-feira, 7, no salão Júlio de Castilhos em Porto Alegre e contou com a presença de familiares, amigos e representantes do governo municipal e estadual.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, que passa a representar o parlamento no Tribunal de Contas, foi o propositor da homenagem, sendo este, o seu último ato realizado como deputado estadual.

“Não poderia deixar de homenagear esse grande homem que foi o precursor no desenvolvimento de diversas áreas no Vale do Taquari. Ele deixou o seu nome registrado na história de Encantado e no mundo, ao ser o mentor do Cristo Protetor”, destaca.

Em sua justificativa, Brum citou as diversas ações desenvolvidas e idealizadas por Adroaldo ao longo de sua trajetória política e empresarial, como a Suinofest, Canto da Lagoa, Settimana Italiana, o incentivo ao polo de Indústria de Cosméticos e Sorveteiros, bem como a idealização da Associação de Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

“Com trabalho e resiliência, Adroaldo nos mostrou que é possível fazer. Ele foi o grande responsável por tornar Encantado e o estado conhecidos no mundo, através de seus feitos e, claro, da maior estátua de Cristo do mundo”, conclui.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdecir Oliveira, a história do político, relatada no cerimonial, mostra que a homenagem é inquestionável. “Edson Brum foi muito feliz em sua escolha. Adroaldo fez das comunidades a sua luta, mostrou que é possível fazer política com empatia, solidariedade e compreensão”, frisou.

Visão comunitária

Para o filho Gilson o grande legado do pai foi o espírito público. “O sonho dele era ver uma Encantado unida, desenvolvida e sendo referência para a região, o estado e o país. Ele sempre esteve à frente do seu tempo e, hoje, Encantado é referência”, pontua Gilson ao lembrar da repercussão internacional que o município ganhou com a estátua do Cristo Protetor.

“Uma pena meu pai não ter visto toda essa repercussão. Ele faleceu exatamente após dois anos da criação da Associação Amigos de Cristo, que foi instituída em 19 de março de 2019”, recorda.

Gilson frisou também, a contribuição e engajamento da comunidade, para tornar o projeto real. “Meu pai sempre liderou com ousadia, determinação, espírito público e, acima de tudo, amor às pessoas. Sem isso, talvez tudo o que ele construiu, não seria lembrado até hoje”, finaliza.

A maior honraria

A Medalha do Mérito Farroupilha foi instituída em 2009. Tem por finalidade homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que por motivos relevantes, tenham se tornado merecedores do reconhecimento da Assembleia Legislativa do RS. Os nomes propostos e agraciados pelos deputados, são submetidos à aprovação da mesa diretora. A Medalha do Mérito Farroupilha constitui a maior homenagem que o parlamento gaúcho pode conceder a um cidadão.

Biografia de Conzatti

Adroaldo Conzatti nasceu em Roca Sales no dia 5 de março de 1940. Sua carreira política teve início em 1968, quando foi indicado a vereador pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), mas razões profissionais o impediram de lançar sua candidatura. Em 1972, foi o mais votado da legenda para a Câmara de Vereadores. Em 1976 disputou o cargo de prefeito e, em 1978, concorreu a deputado estadual.

Em 1982, Conzatti foi eleito pela primeira vez prefeito de Encantado. Já em 1987, exerceu o cargo de diretor-presidente da Companhia de Habitação do Estado (COHAB/RS). Foi eleito novamente prefeito nas gestões de 1983 a 1988 e 1993 a 1996. Nos anos de 2002 e 2006 concorreu a deputado federal, ficando na suplência.

De 2003 a 2006 assumiu a diretoria administrativa do DAER. Em 2012 foi eleito o vereador mais votado no município. Entre 2017 a 2020, Conzatti assumiu o terceiro mandato como prefeito. Em 2020, aos 80 anos, assumiu o quarto mandato como chefe do Executivo. Adroaldo Conzatti faleceu aos 81 anos, no dia 19 de março de 2021, em Encantado.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais