Asfaltada ano passado, a avenida dos Ipês se tornou uma importante alternativa ao trânsito pesado da ERS-130, na ligação entre os bairros Montanha e Moinhos D’Água. Contudo, o excesso de velocidade dos veículos que cruzam a via preocupa moradores. Um grupo se mobiliza e busca providências por parte do Executivo.
Atropelamentos de animais e até de uma criança que andava de bicicleta em abril, motivam a mobilização. Um ofício será levado hoje à câmara de vereadores, onde os moradores pedem apoio à causa. A principal reivindicação é a colocação de um quebra-molas na esquina com a rua Catharina Aldina Dullius.
Conforme a representante comercial Maristela Lahude, desde que a via foi asfaltada, diversos veículos passam em velocidade incompatível com o trecho acidentado, com diversas subidas e descidas nos dois sentidos. Ela já havia protocolado pedido de quebra-molas na Secretaria de Obras no ano passado, mas sem resposta.
“Logo quando colocaram o asfalto, começou a arruaça. O pessoal acelera mesmo, sem dó nem piedade. E isso acontece não só em dia de semana, mas também nos fins de semana. Então estamos procurando auxílio”, comenta Maristela. Um grupo foi criado nas redes sociais para fortalecer a busca por soluções no trecho.
Maristela recorreu à vereadora Ana da Apama (MDB), que também deve protocolar um pedido no governo para instalação do redutor de velocidade. “Meu gato morreu atropelado, o da vizinha e de uma amiga também, além de um cãozinho na semana passada. E ainda tivemos essa criança atropelada. Levamos um susto”.
Sinalização
O coordenador do Departamento de Trânsito de Lajeado, Vinícius Renner, afirma estar ciente do problema criado a partir do asfaltamento da avenida dos Ipês. Mas, em um primeiro momento, acredita que melhorias na sinalização ajudem a diminuir o problema.
“Temos que finalizar a questão dos tachões e tem uma e outra pintura a ser feita, só esperamos firmar o tempo, além da colocação de placas de velocidade máxima para 40 quilômetros. Isso vai induzir naturalmente a redução de velocidade”, frisa.
Renner entende, contudo, que colocar quebra-molas não seria a solução. “O ideal, sem dúvidas, seria controle de velocidade eletrônico. Nós fazemos tudo o que é possível, mas como punir excesso de velocidade? Só tendo comprovação, algo que registre isso”.
Via alternativa
O asfaltamento da Avenida dos Ipês iniciou em 2020 e foi concluído ano passado. O objetivo foi criar uma via alternativa de ligação entre os bairros Moinhos D’Água e Montanha, duas áreas que tiveram aumento populacional nos últimos anos. Mais de R$ 3 milhões foram investidos na obra. A via deve sediar as futuras instalações do Sest/Senat, após aprovação de doação de área ao órgão.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp/ Instagram / Facebook