Moradores cobram mais segurança na Avenida dos Ipês

LAJEADO

Moradores cobram mais segurança na Avenida dos Ipês

Animais domésticos foram atropelados e até uma criança ficou ferida após ser atingida por veículo na via. Pedido é por colocação de quebra-molas. Governo promete reforçar sinalização no trecho para coibir excesso de velocidade

Moradores cobram mais segurança na Avenida dos Ipês
Desde que trecho recebeu asfalto, crescem reclamações de moradores quanto ao excesso de velocidade (Foto: Mateus Souza)
Lajeado

Asfaltada ano passado, a avenida dos Ipês se tornou uma importante alternativa ao trânsito pesado da ERS-130, na ligação entre os bairros Montanha e Moinhos D’Água. Contudo, o excesso de velocidade dos veículos que cruzam a via preocupa moradores. Um grupo se mobiliza e busca providências por parte do Executivo.

Atropelamentos de animais e até de uma criança que andava de bicicleta em abril, motivam a mobilização. Um ofício será levado hoje à câmara de vereadores, onde os moradores pedem apoio à causa. A principal reivindicação é a colocação de um quebra-molas na esquina com a rua Catharina Aldina Dullius.

Conforme a representante comercial Maristela Lahude, desde que a via foi asfaltada, diversos veículos passam em velocidade incompatível com o trecho acidentado, com diversas subidas e descidas nos dois sentidos. Ela já havia protocolado pedido de quebra-molas na Secretaria de Obras no ano passado, mas sem resposta.

“Logo quando colocaram o asfalto, começou a arruaça. O pessoal acelera mesmo, sem dó nem piedade. E isso acontece não só em dia de semana, mas também nos fins de semana. Então estamos procurando auxílio”, comenta Maristela. Um grupo foi criado nas redes sociais para fortalecer a busca por soluções no trecho.

Maristela recorreu à vereadora Ana da Apama (MDB), que também deve protocolar um pedido no governo para instalação do redutor de velocidade. “Meu gato morreu atropelado, o da vizinha e de uma amiga também, além de um cãozinho na semana passada. E ainda tivemos essa criança atropelada. Levamos um susto”.

Sinalização

O coordenador do Departamento de Trânsito de Lajeado, Vinícius Renner, afirma estar ciente do problema criado a partir do asfaltamento da avenida dos Ipês. Mas, em um primeiro momento, acredita que melhorias na sinalização ajudem a diminuir o problema.

“Temos que finalizar a questão dos tachões e tem uma e outra pintura a ser feita, só esperamos firmar o tempo, além da colocação de placas de velocidade máxima para 40 quilômetros. Isso vai induzir naturalmente a redução de velocidade”, frisa.

Renner entende, contudo, que colocar quebra-molas não seria a solução. “O ideal, sem dúvidas, seria controle de velocidade eletrônico. Nós fazemos tudo o que é possível, mas como punir excesso de velocidade? Só tendo comprovação, algo que registre isso”.

Via alternativa

O asfaltamento da Avenida dos Ipês iniciou em 2020 e foi concluído ano passado. O objetivo foi criar uma via alternativa de ligação entre os bairros Moinhos D’Água e Montanha, duas áreas que tiveram aumento populacional nos últimos anos. Mais de R$ 3 milhões foram investidos na obra. A via deve sediar as futuras instalações do Sest/Senat, após aprovação de doação de área ao órgão.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais