O programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, foi transmitida ao vivo do CTG Querência da Amizade, em Bom Retiro do Sul, nesta sexta-feira, 3. O município promove a 8° edição do Festival Dança Bom Retiro, com mais de 1,2 mil participantes, além da 2° Expofeira, com o melhor da produção local. O prefeito Edmílson Busatto não pôde comparecer em função de uma crise de rinite.
Participaram do programa:
Eder Müller Ciceri- Vice-prefeito
Leonardo Martins – Chefe de gabinete
Josi Görgen- Secretária de Educação e Cultura
Iara Kartsch- Coordenadora do Dança Bom Retiro
Rejane Klafki – Gerente de Recursos Humanos da Atlas Brasil Calçados
Maurício Weissheimer Garcia – Responsável pelo setor Administrativo da Atlas Brasil Calçados
Clóvis José da Silva Vargas – Gerente de produção da Atlas Brasil Calçados
Delci Klunck- Secretária de Agricultura e Meio Ambiente
Diego de Oliveira- Extensionista da Emater
Marcelo Cardoso – Secretário de Turismo
Lene Petry – Idealizadora do Dança Bom Retiro
LENE PETRY – IDEALIZADORA DO DANÇA BOM RETIRO
A primeira edição ocorreu em 2013, com a participação de 400 bailarinos. Desde então, o evento está em evolução e o crescimento tem alcançado proporções cada vez mais maiores. “O Dança Bom Retiro é um dos primeiros eventos do Estado no ramo, uma vitrine para dançarinos. A cidade se abre cada vez mais para a dança”, afirmou.
MARCELO CARDOSO – SECRETÁRIO DE TURISMO
“12 cidades diferentes estão representadas no Dança Bom Retiro”. Nós mostramos para quem é de casa, e claro, aos visitantes. Nossa gestão tem buscado resgatar o turismo e mostrar que o município vai muito além da Barragem Eclusa”. Nessa sexta-feira, 3, ocorre o lançamento do selo de Turismo, em parceria com o Estúdio A, do Grupo A Hora. Será o terceiro município da região a ter marca própria.
DELCI KLUNCK – SECRETÁRIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
“37% do Produto Interno Bruto (PIB) vem da Agricultura, mas a intenção é ampliar essa participação”, diz Delci. A suinocultura é o carro-chefe. A produção de leite e avicultura também recebem destaque e a intenção é ampliar o desenvolvimento de hortifrutigranjeiros, sobretudo na cultura de morango. “Todos os dias, nós precisamos dos agricultores”.
REJANE KLAFKI – GERENTE DE RECURSOS HUMANOS DA ATLAS BRASIL CALÇADOS
“A Atlas Brasil Calçados tem 459 funcionários e é a maior indústria de Bom Retiro do Sul”. A empresa é especializada na produção de cabedais, tem sede na Alemanha e mais de 100 anos de atuação. Na unidade do Vale do Taquari, o foco é a exportação, sendo que 70% são clientes alemães. Segundo Rejane, a empresa valoriza muito a qualidade de vida das pessoas e uma das filosofias internas é a valorização do bem-estar.
CLÓVIS VARGAS – GERENTE DE PRODUÇÃO DA ATLAS BRASIL CALÇADOS
“São produzidos entre 7.300 e 7.500 pares na unidade de Bom Retiro do Sul. Aqui fazemos a parte de costura do cabedal, depois a montagem é feita em Lajeado e depois ocorre o envio para a Alemanha, onde o processo é finalizado”. 90% dos colaboradores são mulheres.
MAURÍCIO WEISSHEIMER GARCIA – RESPONSÁVEL PELO SETOR ADMINISTRATIVO DA ATLAS BRASIL CALÇADOS
“Produzimos um calçado de segurança, produto diferenciado. Não temos muita oscilação porque é uma necessidade constante da indústria. Tivemos redução de 40%, mas depois retomou. Foi significativo”.
IARA KARTSCH – COORDENADORA DO DANÇA BOM RETIRO
“O 8° Dança Bom Retiro baterá recorde de apresentações. É apaixonante”. Segundo a coordenadora, serão 169 espetáculos até domingo. Ela destacou o caráter familiar do evento, com atrações impactantes, superação e inclusão social.
JOSI GÖRGEN – SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
“O Dança Bom Retiro movimenta a comunidade e valoriza a nossa cultura. Em relação aos investimentos em educação, Josi destacou a importância de fortalecer a equipe pedagógica, especialmente no “pós-pandemia”. Também se fala na recuperação de escolas.
EDER EDUARDO MÜLLER CICERI – VICE-PREFEITO DE BOM RETIRO DO SUL
“Nossa gestão investe cada vez mais no Distrito Industrial”. Segundo o gestor, a margem da BR-386 se tornou o novo norte do município de Bom Retiro do Sul, com desapropriações de áreas e atração de diversas empresas. Em paralelo, destacou o turismo e a expectativa de reunir 30 mil pessoas no show de Simone e Simaria, que integra a programação do Natal nas Águas, em 9 de dezembro. “O Dança Bom Retiro lota o salão, cativa as pessoas”.
LEONARDO MARTINS – CHEFE DE GABINETE
” A autoestima do povo de Bom Retiro do Sul foi recuperada nos últimos anos. A população passou a acreditar que as coisas podem ser feitas”, afirmou em referência ao desenvolvimento local nos últimos anos. Também deixou a expectativa para o anúncio da maior obra da atual gestão, o que deve ocorrer nos próximos dias.