Discurso de governador

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Discurso de governador

Eduardo Leite (PSDB) peregrinou pelo Vale do Taquari em ritmo de campanha. Acompanhado de líderes políticos e sob a tutela do tucano e anfitrião, Jonatan Brönstrup (PSDB), o ex-governador palestrou na CIC Teutônia e deixou clara uma impressão: ele está disposto a concorrer novamente ao governo estadual.

Leite divulgou resultados da gestão no Palácio Piratini e fez questão de ressaltar uma de suas principais características, a cordialidade. Ele se coloca como um divisor de águas entre os extremos da Esquerda e da Direita, e reforça a necessidade de dialogar com todos os lados e ideologias. Um discurso conciliador em tempos sombrios. Mas, e acima de tudo, foi um discurso de quem ainda não deixou de ser governador.


Áreas de desmoronamento

O governo de Lajeado nomeou quatro agentes públicos para integrarem a Comissão Especial responsável por realizar a atualização, levantamento e constatações referentes à ocupação e resistência em áreas apontadas como de risco de desmoronamento. Os integrantes são Giancarlo Bervian, Secretário de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade; Luís Benoitt, Secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade; Paulo Locatelli, Secretário de Segurança Pública; e Henrique Pinto Reali, Sub-Procurador do município. A decisão atende a um ofício encaminhado pelo Ministério Público.


• O PSDB de Encantado vai disponibilizar transporte para quem quiser acompanhar a homenagem ao ex-prefeito de Encantado, o saudoso Adroaldo Conzatti, que será realizada na próxima terça-feira, às 13h, na Assembleia Legislativa. Os familiares dele receberão a Medalha Mérito Farroupilha. A iniciativa é do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum (MDB).
• Por falar em Edson Brum, e também no dia 7 de junho, ele retorna à Assembleia Legislativa para falar no Grande Expediente da sessão plenária. Será a despedida dele. E o tema da fala é “Cinco Mandatos em Defesa dos Gaúchos”. O evento inicia às 14h.
• Brum deixa de ser deputado estadual para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na vaga deixada por Algir Lorenzon. A indicação foi aprovada pelo plenário da Assembleia no dia 26 de abril deste ano, e a posse está prevista para 14 de junho, às 10h30min.
• A histórica lancheria “Beerdog”, em Lajeado, vai mudar de endereço. Não vai longe. O empreendimento vai cruzar a Av. Benjamin Constant e se instalar na esquina com a Rua Emilio Conrad. Mas o detalhe curioso está no antigo local, que foi motivo para uma disputa entre duas grandes redes de farmácias. E venceu a maior.
• O governo de Lajeado vai lançar um projeto ambiental intitulado “Lajeado Sustentável”. E as novidades podem incluir altos investimentos de fora.
• Ainda sobre Lajeado, o governo municipal precisa retomar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim). A retomada já está em processo, é bem verdade. Mas, o tal processo pode ser acelerado.
• Em Teutônia, Délcio Barbosa pediu exoneração do cargo de Secretário de Indústria, Comércio e Turismo. E o fato pode causar desconforto entre o prefeito e a vice, já que Barbosa é um dos principais líderes do Cidadania, o mesmo partido de Aline Röhrig Kohl.
• A cada movimento do governo estadual, cresce de forma exponencial a possibilidade de judicialização do processo de concessão das rodovias do Vale do Taquari. Aliás, isso já parece um caminho sem volta entre agentes públicos e privados da região alta.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais