Município lança rota de cicloturismo neste domingo

Turismo no Vale

Município lança rota de cicloturismo neste domingo

Trajeto passa pelo roteiro “Casas e Casarões”, ao longo de 30 quilômetros às margens do Rio Taquari. O 1º pedal organizado no trajeto integra as comemorações ao aniversário da cidade

Município lança rota de cicloturismo neste domingo
Mais de 100 ciclistas são esperados para o 1º Pedal Rota das Casas e Casarões de Muçum (Foto: Divulgação)
Muçum

Quem passa pelo interior pode conferir antigas edificações italianas que contam a história do município. Por esse caminho passa um dos mais novos roteiros turísticos da cidade que, a partir deste domingo, 5, terá também um trajeto de cicloturismo. O 1º Pedal Rota das Casas e Casarões tem saída do viaduto na entrada de Muçum, a partir das 8h30, e passa por propriedades rurais às margens do Rio Taquari.

A iniciativa é da administração municipal por meio da Coordenadoria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e integra as comemorações dos 63 anos de emancipação político-administrativa da cidade, celebrados na semana passada. A concentração já inicia às 7h no viaduto.

O lançamento do roteiro de cicloturismo estava marcado para o último domingo, mas foi transferido devido à chuva. De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Valesca Cristina Pasqualetto, a iniciativa surgiu a partir do movimento dos próprios ciclistas no município.

“Eles já acabavam fazendo esse caminho. E considerando as características dos casarões italianos, temos aqui um espaço onde podemos explorar as nossas potencialidades”, destaca. A ideia também foi juntar o esporte, a história e a cultura em um mesmo projeto.

Paisagens pelo caminho

O passeio é organizado pelo Conselho Municipal de Desporto (CMD) e pela Bike And Trekking, empresa especializada no ramo de cicloturismo. De acordo com o coordenador de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Rodrigues, a expectativa é reunir mais de 100 ciclistas de todo o estado.

Placas com indicação do caminho já foram criadas, com QR Codes que mostram a localização. Entre vales e morros, o percurso conta com uma elevação de 2,3 mil metros, e mirantes que garantem uma bela paisagem.

Depois do lançamento, o roteiro pode ser feito em grupos ou de forma individual, a qualquer dia. “Para a nossa região este é um grande avanço. Muçum já tem se despontado para o turismo regional e agora cria a primeira rota de cicloturismo”, destaca Rodrigues.

Roteiro Casas e Casarões

O roteiro, lançado em julho de 2021, tem como objetivo preservar a história e o patrimônio local, além de valorizar as famílias que residem nas localidades, com suas crenças e costumes.

Nos 72 quilômetros, o trajeto passa pelas localidades do Centro, Bairro Fátima, linhas São Faustino e Santa Juvita, Barra das Contas, São Romédio, Alegre e Alegre Caravaggio. Pelo trecho, destacam-se casas e casarões antigos, alguns edificados na década de 20, que retratam a colonização italiana em Muçum e região. Também fazem parte do caminho, capelas e paisagens naturais, com destaque para a vista ao Rio Taquari.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais