Sem barreiras para o esporte

DESTAQUE ESTADUAL

Sem barreiras para o esporte

Alunos do Vale retornam das XXI Olimpíadas Especiais das Apaes com conquistas e aprendizados

Sem barreiras para o esporte
Alunos e professores da Apae retornaram com medalhas, títulos e muita alegria das XXI Olimpíadas Especiais (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Os últimos dias foram de conquistas e superação para os estudantes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de várias cidades do Vale do Taquari. Lajeado, Teutônia, Encantado, Taquari, Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul tiveram atletas nas XXI Olimpíadas Especiais das Apaes do Rio Grande do Sul, realizada em Canoas. Foram 37 medalhas conquistadas.

LEIA MAIS: Apae de Encantado promove duas datas de festa junina

Para a professora de educação física Magiela Dresch, que acompanha os alunos há 23 anos nas Olimpíadas, o momento é sempre de superação, felicidade, integração e inclusão. “Depois de todo o tempo que ficaram em casa na pandemia, percebemos que eles voltaram com garra e vontade, com entendimento de participar dos jogos, trabalhar, se esforçar e responder positivamente aos treinamentos”, diz.

Segundo a professora, esse é um ano atípico, onde ainda em 2022 os alunos participarão das Olimpíadas Nacionais. “Estávamos todos muito engajados para que os resultados fossem os melhores. Nossas participações sempre primam pela inclusão, sociabilidade e autonomia que demonstram em estar longe das famílias, sozinhos com professores, colaborando e se comportando em um evento tão grande.”

Dedicação e integração

O primeiro dia de competições foi agitado. Na terça-feira, 24, os atletas William, Gabriel e Kauê disputaram a modalidade tênis de mesa. William ficou em terceiro lugar na Categoria Down. Já Gabriel e Kauê ficaram com o primeiro lugar na categoria tênis de mesa em dupla. No turno da tarde o atleta Roque participou da modalidade Bocha da Terceira Idade e junto com outros dois atletas conquistou o primeiro lugar.

Na quarta-feira, 25, o aluno Everson disputou o arremesso de peso e ficou em primeiro lugar na bateria e no geral. O aluno Carlos Eduardo ficou em segundo lugar na bateria e na corrida 50 metros e terceiro lugar na corrida 100 metros, Categoria Down, além de terceiro no arremesso de peso.

Na quinta-feira, 26, as meninas competiram na ginástica rítmica na modalidade dança de fita. Quesia ficou em segundo lugar em ambas as provas. Já na modalidade ginástica artística com arco, Raquelly ficou em segundo lugar e Dandara em terceiro.

Os meninos Jossiel, Wesley e Gabriel também competiram na ginástica artística. Gabriel ficou em primeiro lugar na modalidade solo e salto e Wesley em segundo lugar em ginástica artística modalidade solo.

O último dia de competições, sexta-feira, 27, ficou marcado pelo encerramento da competição. Pela manhã, o Oitavo Conselho conquistou o primeiro lugar na categoria futsal série bronze. O grupo é formado pelos atletas das Apaes da região.

Apaes do Vale nas XXI Olimpíadas Especiais do RS

  • Teutônia – 10 medalhas
  • Encantado – 7 medalhas
  • Taquari – 2 medalhas
  • Cruzeiro do Sul – 3 medalhas
  • Bom Retiro do Sul – 5 medalhas
  • Lajeado – 10 medalhas

Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais