“É um dia festivo, pois temos muito a comemorar”, diz o prefeito Mateus Trojan ao mencionar os 63 anos de emancipação político-administrativa de Muçum, celebrados nesta terça-feira, 31.
A cidade, conhecida como “Princesa das Pontes”, tem sua economia pautada pela indústria e o setor primário. Em seguida, se destaca o comércio com forte prestação de serviço, e o turismo, como novo fator no fomento da economia municipal.
O principal desafio da gestão hoje, conforme o prefeito, é conseguir entregar nos prazos e cronogramas previstos o volume de obras e projetos já em andamento pela administração. “Quando falamos em infraestrutura e melhorias de estradas não estamos falando só em turistas que visitam a cidade esporadicamente, mas sim, dos moradores que são beneficiados no dia a dia”, pontua o prefeito.
Desafio de diversificar setores
De acordo com Trojan, a administração visualiza um crescimento nas mais diversas esferas, tendo no setor primário um dos maiores avanços. Na indústria e comércio, busca manter forte e saudável o que já existe, com o objetivo de ampliar e diversificar cada vez mais a economia. “Dentro das possibilidades procuramos incentivar novos empreendimentos e atrair novos investidores”, frisa.
O prefeito cita também o turismo que está em franco crescimento na região, em especial, na microrregião que abrange o município de Muçum. “Saliento o projeto Trem dos Vales que cada vez mais se consolida para tornar o atrativo turístico definitivo. Hoje estaremos no Palácio Piratini, em Porto Alegre, para o lançamento oficial do projeto para a edição de 2022”, conclui.
Festividades
A programação alusiva aos 63 anos do município iniciou no dia 25 com diversas atrações. “Uma programação completa e que envolveu poucos recursos públicos. O jantar foi um grande momento e muito satisfatório”, comenta o prefeito.
O jantar comunitário realizado no sábado, 28, teve o lucro revertido ao projeto de videomonitoramento, em parceria com o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Muçum (Conseprom).
As atividades seguem hoje com a apresentação do Tributo a Muçum, no Centro Administrativo, a partir das 9h, com a presença de estudantes. Já às 19h ocorre a Missa Solene de Ação de Graças, na Paróquia Nossa Senhora da Purificação e lançamento do CD do Coral Municipal de Muçum.
No domingo, 5 de junho, terá o 1º Pedal Rota Casas e Casarões. A concentração será no Viaduto de entrada da cidade, às 7h. O evento de cicloturismo é pioneiro no município e visa desenvolver o turismo por meio das belezas arquitetônicas e naturais.
Características
- Data da instalação: 31 de maio de 1959
- População: 4791 habitantes – Censo 2010
- Raízes: Imigração italiana
- Vias de acesso: ERS-130, BR-386, BR-116
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp/ Instagram / Facebook