Novo Ensino Médio do GA: Novas vivências, mais aprendizagem

Produzido por Estúdio A

Novo Ensino Médio do GA: Novas vivências, mais aprendizagem

Apresentado por

“O Novo Ensino Médio do GA permite novas percepções sobre a aprendizagem e nossas escolhas. Eu tinha uma ideia do que seguir no futuro. Mas hoje tenho um novo entendimento depois de tudo o que já aprendi e convivi. Tenho certeza que vou me desenvolver muito no GA.”

“Estou curtindo as experiências extraclasses, pois auxiliam muito no conhecimento e no convívio social com outras turmas e professores. A interação é superpositiva. Estar na universidade parece um filme, temos uma ampla estrutura para nos desenvolver.”

Os depoimentos são, respectivamente, dos estudantes Guilherme Menhard e Vitória Dick, de 15 anos, do 1º Ano do Ensino Médio da Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo, Campus Univates. Além de serem da mesma turma e estudantes novos na instituição, os dois estão entusiasmados com as vivências, experiências, responsabilidades e crescimento adquiridos no primeiro semestre do novo Ensino Médio do GA e apostam em um futuro de muitas oportunidades.

Transdisciplinaridade

As avaliações do Guilherme e da Vitória corroboram com a proposta disruptiva, inovadora e inédita do trabalho realizado pelo colégio. Conforme a coordenadora do Ensino Médio do GA, Rosilene König, as novas vivências vem superando as expectativas, tanto pela organização dos componentes curriculares, divididos nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais – e suas tecnologias, quanto pela estrutura disponibilizada em um campus universitário. “Os conteúdos são trabalhados de maneira transdisciplinar, com diálogos entre os campos do saber, estimulando a aprendizagem, interação, liderança e o protagonismo, em ambientes que impulsionam o conhecimento e o crescimento”, destaca.

Autonomia responsável

A orientadora pedagógica do GA, Sheila Lenhard, acrescenta que as turmas estão encantadas, felizes e adaptadas às variadas atividades em sala de aula e nos demais espaços na universidade que estão à disposição dos estudantes, como laboratórios, biblioteca, auditórios, complexo esportivo e até nas áreas de convivência, que despontam para descobertas, convívio social e integração. “Os estudantes podem circular por todos os ambientes, mas sempre cumprindo regras e combinados, como respeitar os horários de aulas, por exemplo. Trabalhamos, assim, a autonomia com responsabilidade, que vem sendo muito bem administrada por todos”, elogia.

Estúdio e Projeto de Vida

A coordenadora do Ensino Médio cita ainda formações específicas que elevam o nível de desenvolvimento dos estudantes e têm gerado resultados positivos. Uma delas é o Estúdio, onde os alunos das três turmas do 1º Ano do novo Ensino Médio se encontram, todas as manhãs de quarta-feira, para trabalhar temas das diferentes áreas do conhecimento e que têm repercussão na comunidade. Neste semestre, o debate e as construções versam para o projeto Contrafluxo, trabalhando a ideia de que um mundo que anda contra o fluxo é oposto ao desperdício, ao consumo irresponsável ou à falta de consciência ambiental. Os trabalhos, feitos com materiais recicláveis, foram expostos na Univates e poderão ser conferidos, em breve, no campus do GA no São Cristóvão.

Outra formação específica é o Projeto de Vida, que, ao longo do Ensino Médio, incentivará o estudante a se autoconhecer, desenvolvendo potencialidades e identificando fraquezas. “O principal objetivo é auxiliar no processo de preparação para a futura carreira. A partir do próximo semestre os estudantes poderão participar de disciplinas de cursos técnicos da Univates, mais um diferencial agregador e desafiador do novo Ensino Médio do GA”, aponta Rosilene.

Conhecimento na prática

O primeiro semestre do novo Ensino Médio vem sendo de atividades em todos os componentes curriculares. Entre as principais ações estão o projeto Corpos Marcados, onde os estudantes fizeram pinturas no próprio corpo e registraram em fotos, que puderam ser conferidas em uma exposição no Prédio 7 da Univates.

A temática da Educação Financeira foi trabalhada em uma oficina e palestra, em parceria com o Sicredi. A Semana da Matemática também envolveu todas as turmas do GA com enfoque, em especial, na arte e na música. Na área das Ciências, a consciência ambiental foi incentivada por meio de ações em sala de aula e visitas à Central de Resíduos da Univates e ao Aterro Sanitário de Lajeado; e por meio de estudos sobre os povos primitivos e as cerâmicas indígenas.