Educação e associativismo

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Educação e associativismo

A Secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes, foi eleita presidente da Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat). Completam a diretoria as secretárias de Westfália, Elisângela Schneider Wiethölter; de Cruzeiro do Sul, Anelise Assmann; e de Vespasiano Correa, Marina Brustolin. A estrelense tem se destacado no governo municipal com ações inovadoras, e agora colhe os frutos do recente destaque. Aliás, ela foi a primeira na história do município a ser eleita ao cargo pelos próprios servidores do setor.


Amturvales na Expovale

A Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales) projeta um espaço diferenciado dentro da 22ª Expovale, que ocorre em novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Presidente da entidade, o empresário Leandro Arenhart ainda não divulga detalhes do estande. Mas garante: será um grande espaço para divulgar nossos pontos e produtos turísticos. Se ele falou, podemos confiar. Aguardemos.


• Eder Boaro será o braço direito do Secretário de Turismo e Desenvolvimento de Encantado, Charlos Rossner. Boaro tem experiência pública e privada, e já defendeu diferentes ideologias. Aliás, ele é bastante atuante na política regional. Faz alguns meses, publicou um texto onde provocava a região alta a criar a Associação dos Municípios do Alto Taquari, a AMAT.
• Aline Moreno deixou a prefeitura de Cruzeiro do Sul e agora integra o quadro de servidores do setor de licitações do governo de Estrela. No ano passado, ela foi eleita presidente da Associação ExpoCruzeiro, e a feira está agendada para ocorrer em 2023.
• Em Arroio do Meio, a relação entre Sidnei Eckert e Áurio Scherer já foi mais amistosa. Ambos foram prefeito e vice, respectivamente, entre os anos de 2013 e 2016.
• Em Brasília, o Senado começou a discussão sobre o Projeto de Lei que autoriza a educação domiciliar no país (homeschooling). A proposta já aprovada pela Câmara dos Deputados e está na Comissão de Educação.
• O Ministério Público da Comarca de Santa Cruz do Sul ajuizou uma ação civil pública para que a concessionária Santa Maria S.A. solucione irregularidades na RSC-287. Entre os problemas, filas na praça de pedágio de Venâncio Aires e as condições do pavimento. Seria um prenúncio de uma ação local contra a EGR?
• Aliás, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) encaminhou nota em resposta ao tópico de quinta-feira, intitulado “A EGR é uma vergonha”. Segundo a empresa pública, são realizados serviços de reparo e recapeamento entre os quilômetros 0 e 20 da RSC-453. A nota cita, ainda, que a EGR disponibiliza serviço de guinchos por meio do telefone 0800 648 3903.
• O projeto do Trem dos Vales precisa se tornar uma política pública estadual. E o encontro entre agentes públicos e privados do Vale do Taquari com o governador Ranolfo Vieira Junior, na terça-feira, às 12h, no Palácio Piratini, deve acelerar esse processo.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais