O principal evento alusivo ao 41º aniversário da cidade inicia nesta quarta-feira, 25. Com o objetivo de proporcionar um ambiente de negócios em meio à cultura que caracteriza o município, a 15ª edição da Festa de Maio deve receber mais de 80 mil pessoas ao longo dos cinco dias de programação, que vai até o próximo domingo, 29.
A organização afirma que o mapa de estandes estava fechado três meses antes do início do festival. Ao todo, são mais de 200 participantes da Feira Comercial, Industrial e de Serviços, que reúne expositores de Teutônia, de outros municípios do Vale do Taquari, de regiões como serra, litoral, região metropolitana, e até mesmo de fora do estado, das catarinenses Itapema e São Miguel do Oeste.
Ainda que os shows e atrações culturais atraiam a maior parte do público, a festa se mostra como uma oportunidade de apresentar produtos e serviços para a comunidade. “Nós precisamos ter esse olhar ao setor econômico. Uma festa não se dá só mostrando a cultura, ela requer incentivos ao setor produtivo”, pondera o presidente da CIC Teutônia, Airton Kist.
A sustentabilidade aparece como outro pilar destacado pela organização da Festa de Maio 2022, que estima um valor orçado entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões. A administração oferece apoio na infraestrutura, enquanto a CIC coordena os demais custos.
A montagem da feira foi uma preocupação, pois existia a necessidade de cercar o parque e um fator considerado crítico era o preço que, segundo Kist, dobrou de preço de 2016 para cá. “Para você realizar uma festa desse porte, precisa de algum recurso público. A entidade, por si só, não consegue base para fazer uma festa sustentável sem esses valores”, justifica.
“Maior festa que Teutônia já viu”
A venda de ingressos surpreende a organização. Mais de 80 mil pessoas devem passar pelo Centro Administrativo durante os cinco dias da festa. Entre os 30 shows, o mais esperado é do cantor sertanejo Luan Santana, que vem pela primeira vez ao Vale do Taquari no sábado, 28, e mobiliza fãs de várias localidades.
“Nunca na história se venderam tantos ingressos antecipados. Comercializamos todos os camarotes e áreas VIP, e as entradas de pista seguem muito procuradas. Será a maior festa que Teutônia já viu”, conta o presidente da CIC. Outros shows nacionais que devem atrair grande público para a feira são da cantora gospel Gabriela Rocha e da banda Nenhum de Nós.
Opções culinárias e voltadas ao agro
Espaços de agroindústria familiar e exposição agropecuária estão na estrutura da Festa de Maio, além de um parque de diversões. Kist também comenta que o restaurante oficial da feira foi montado dentro do auditório principal da entidade, onde será oferecido o prato típico do município, o schweinebraten, que é o assado de pernil suíno, entre outras opções.
Festa humanizada
A diversidade de opções atrai o público e torna a festa democrática, no entendimento dos organizadores. Nos três primeiros dias os visitantes tem a possibilidade de entrada sem pagamento de ingresso – na quinta e sexta, o ingresso normal, no valor de 12 reais é cobrado a partir das 18h. “De uma forma geral, entendemos ser uma festa bastante humanizada. Estamos preparados para receber todo esse público”, finaliza Kist.
PROGRAMAÇÃO de hoje
- 9h – 1º Show Infantil Agitos com Moinhos do Campo, no palco principal
- 15h – 2º Show Infantil Agitos com Moinhos do Campo, no palco principal
- 15h – Encontro das Soberanas Regional, no auditório 1 da CIC
- 18h – Apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, no palco alternativo
- 18h às 22h – Feira Comercial, Industrial e de Serviços
- 19h – Abertura oficial, no palco alternativo
- 20h – Apresentação do Coral Municipal Infantojuvenil e do Coral Municipal de Teutônia, no palco alternativo
- 20h30 – Apresentação da Orquestra de Teutônia, no palco principal
- 21h30 – Show do Badin, o Colono, no palco principal
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook