Com palhaços, acrobacias e emoção, o Grupo Tholl traz a Lajeado o espetáculo inédito “Alegra – A Magia do Circo”. De forma gratuita, a comunidade é convidada para assistir a apresentação circense nesta quinta-feira, 26, às 19h, no Ginásio Claudião, no Parque dos Dick.
LEIA MAIS: Para encerrar o Projeto Férias, Grupo Tholl se apresenta neste sábado
Quem convida o grupo à região é a Unimed Federação/RS, o Instituto Unimed/RS e a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), em comemoração aos 15 anos do instituto e da federação.
Diretor do espetáculo, o ator João Bachilli conta que a apresentação será vibrante, com muitas cores, músicas e peripécias circenses. “É um espetáculo de rua, feito pela primeira vez pelo Tholl. É um desafio para nós também, mas todos teremos um grande momento de alegria”, destaca.
O enredo traz a história de uma trupe ambulante que leva arte para muitas cidades. A dona é uma senhora viúva, que antes dividia a administração do grupo com o marido. E, apesar da saudade, ainda mantém seu canto em cena, a única alegria que lhe resta.
“Durante a peça, tudo pode mudar com a convivência com aquela trupe, todos estarão empenhados em fazê-la encontrar a alegria novamente. Assim como nós também devemos fazer”, descreve o diretor.
No elenco, são sete artistas que interpretam, cantam e dançam, com acrobacias e malabarismos, além de dois técnicos e um produtor. O espetáculo foi criado em parceria com a Unimed, entre abril e maio deste ano.
Além desta quinta-feira, a peça será apresentada em Santa Cruz do Sul, na sexta-feira, 27. A turnê passa ainda por Montenegro, Caxias, Canoas, Porto Alegre, Rio Grande, e Pelotas.
Solidariedade
Os espetáculos são gratuitos. Quem quiser também pode levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado para o Projeto Mesa Brasil do Sesc, e destinado para entidades locais.
Aprovado pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e viabilizado pela Lei de Incentivo Estadual Pró-Cultura, com recursos do ICMS, o “Alegra” tem produção do grupo Oficinas Permanentes de Técnicas Circenses (OPTC). As prefeituras de Lajeado e Santa Cruz do Sul também são parceiras dos eventos.
Patrimônio cultural
O grupo foi criado em 1987, em Pelotas, por Bachilli, que tinha o sonho de ser “artístico de circo”. Nos anos 90, criou pequenas performances e, em 2002, uma montagem completa enquadrada na linha do “novo circo”, também com dança e teatro.
Sem grande estrutura na época, surgiu o espetáculo “Tholl, Imagem e Sonho”, que viajou por 12 estados brasileiros e pela capital, com mais de um milhão de apresentações. Hoje, o Tholl é considerado patrimônio cultural do estado e reconhecido em todo o país.
Pela região
Lajeado
Quando: quinta-feira, dia 26/05
Horário: 19 horas
Local: Ginásio Claudião, no Parque dos Dick
Entrada gratuita. Se puder, traga 1kg de alimento não perecível.
Santa Cruz do Sul
Quando: sexta-feira, dia 27/05
Horário: 19 horas
Local: Pavilhão Central, no Parque da Oktoberfest
Entrada gratuita. Se puder, traga 1kg de alimento não perecível.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook