Criado para unificar o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas de forma totalmente digital, o eSocial se aproxima cada vez mais de se tornar uma necessidade para os órgãos públicos. Apesar de adiado o início da obrigatoriedade para agosto de 2022 e janeiro de 2023, é essencial que setor público se adeque. Para isso, o RS Data, o sistema responsável pela gestão das informações relacionadas à Segurança e Saúde do Trabalho (SST), pode colaborar para facilitar essa transição.
Segundo Rogério Balbinot, nome à frente do RS Data e com mais de 35 anos de experiência no segmento, será essencial olhar para os processos tecnológicos disponíveis nos departamentos públicos para que essa transição seja realizada com eficiência e dentro das necessidades legalmente apresentadas. Afinal, se até grandes empresas, com orçamentos robustos, ainda penam para se encaixar às novas orientações do eSocial, quanto mais setores municipais e estaduais.
“O principal motivo para que a Portaria Conjunta MTP/RFB/ME nº 2/22 fosse publicada foi o pedido de representantes de estados e municípios que alegaram não estarem preparados para atender os compromissos do eSocial. Por isso, é essencial que haja ferramentas que facilitem a implementação do sistema de escrituração digital”, explica.
O novo cronograma
Programado originalmente para começar no mês de abril, com o início do envio de eventos periódicos – aqueles que têm periodicidade previamente definida, como, por exemplo, a folha de pagamento -, o novo cronograma do Grupo 4, onde estão os órgãos públicos e organizações internacionais, empurrou o início da obrigatoriedade para o dia 22 de agosto.
Enquanto isso, a obrigatoriedade para os Eventos SST passa a valer em 1° de janeiro de 2023 e inclui eventos como acidentes ou doenças do trabalho, ainda que não haja afastamento; admissão ou qualquer Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) com exame clínico, após obrigatoriedade; entre outros.
O que é o eSocial?
É um projeto de registro de informações do governo, que unifica os dados trabalhistas, previdenciários, fiscais e tributários. Seu objetivo é incentivar as empresas a criar hábitos de gerenciamento de informações obrigatórias ao repositório do eSocial.
Conheça a RS Data
A RS Data foi fundada em Estrela há 19 anos e é responsável por criar o dataSEESMT, uma plataforma voltada para a gestão qualificada das informações de SST. Com o software, as empresas garantem a criação de um Histórico e Status de envio de eventos, uma central de diagnóstico de inconsistências, entre outros serviços
RS Data
Endereço: Rua Paraná, 223 – Bairro dos Estados, Estrela
Telefone: (51) 3720-1016
WhyatsApp: (51) 3720-1416
Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8h15 às 11h45 e das 13h30 às 17h45
atendimento@rsdata.com.br
@rsdata_sst