Eles começaram as atividades de forma pequena e humilde. Aos poucos, conquistaram seu espaço no mercado regional e expandiram as atividades. Hoje, consolidada no ramo, a Locatelli Mármores e Granitos comemora uma década de atuação como uma das principais empresas sediadas no distrito industrial de Cruzeiro do Sul.
Os sócios da empresa, Geferson Locatelli e Jaqueline Kerber, participaram da edição dessa segunda-feira, 16, de “O Meu Negócio”, programa multiplataforma do Grupo A Hora apresentado por Rogério Wink. Na ocasião, abordaram as trajetórias pessoais e também detalharam o surgimento do negócio, na década passada.
A família de Jaqueline tem origem no interior de Cruzeiro do Sul, mas ela nasceu em Lajeado e cresceu no bairro São Bento. Na infância, ajudava a família na propriedade. “Fui uma menina que trabalhava na para fazer o ensino fundamental. Depois me aventurei na cidade, estudei no Castelinho e fiz graduação e pós-graduação na Univates”, recorda.
A vida no campo, segundo Jaqueline, foi fundamental para sua vivência pessoal e profissional. “São valores muito importantes que carregamos. Vir do interior nos traz aprendizado muito grande. Se não plantávamos, não comíamos. Isso já traz um exemplo de empreendedorismo”.
A família de Locatelli é de Arroio Alegre. Mas ele também nasceu e cresceu no interior de Cruzeiro do Sul, em Boa Esperança. “Meu pai conheceu minha mãe lá. Somos de origem humilde e eu sempre estudei em escola pública. Aprendi desde cedo como é a vida lá fora”, frisa. Com 13 anos, Locatelli teve a primeira experiência profissional, em uma fábrica de calçados do município.
DICA DE LEITURA
Toda semana, Rogério Wink leva uma dica de leitura aos ouvintes e internautas. Nesta semana, a dica é “Marketing Existencial”. O autor, Luiz Felipe Pondé, explica que esta é uma nova disciplina, que fica situada entre a psicologia e a filosofia da existência. O objetivo não é indicar caminhos para o mercado, nem auxiliar os leitores a serem consumidores mais felizes.
ENTREVISTA | Geferson Locatelli e Jaqueline Kerber, sócios da Locatelli Mármores e Granitos
“Não fazemos nada sem um consultar o outro”
Rogério Wink: Como foram as experiências profissionais anteriores de vocês?
Jaqueline Kerber: Aprendi muito quando tinha de ir a Porto Alegre com o meu pai, na Ceasa. Ir num ambiente que abria às 5h e só tinha homens. Vendíamos na banquinha o aipim e o milho que plantávamos, três vezes por semana. Aprendi muito sobre como me portar perante às pessoas. No Hospital Bruno Born, fiquei 11 anos. Entrei como secretária na Administração e depois ocupei cargo de coordenação.
Geferson Locatelli: Depois da fábrica de calçados, trabalhei em outras locais, como a Caixa Econômica Federal e na Italianinho Automóveis. Peguei inspirações com meu pai, que era representante comercial. E, no caso da venda, tinha que trabalhar com pessoas e entender elas. Isso é o que me satisfaz.
Wink: Para vocês, como é trabalhar em família?
Locatelli: O que facilita muito, para nós, é que temos uma dinâmica onde existem objetivos em comum. Quando você pensa num mesmo caminho, as coisas se tornam mais fáceis. Atritos podem existir, mas sempre para o crescimento da própria empresa.
Jaqueline: Ficamos praticamente as 24 horas do dia juntos. Procuramos resolver assuntos do trabalho sempre durante o dia na empresa, mas as vezes levamos algo para casa e a nossa filha nos chama atenção. Mas nos entendemos muito bem, discutimos valores, compras e investimentos juntos. Não fazemos nada sem um consultar o outro.
Wink: A empresa fez 10 anos recentemente. O que isso representa para vocês?
Locatelli: É um momento de grande alegria e gratidão, de olhar para trás e ver que algo de bom foi construído. Muitos fatos e pessoas nos ajudaram nessa caminhada. E isso nos dá coragem de seguir por mais 10, 20 anos.
Wink: Como foi o desafio de montar a empresa?
Locatelli: Nada aconteceu para nós porque foi dado por alguém. Tivemos que começar do zero, e isso é ainda mais desafiador, pois não há respaldo de ninguém. Precisamos buscar recursos das mais diversas fontes, ser criativos. À medida que algumas portas se fecharam, outras que nunca imaginávamos se abriram. E aproveitamos as oportunidades para crescer.
Wink: Por que a instalação da empresa em Cruzeiro do Sul?
Locatelli: Quando abríamos a empresa, não tínhamos recursos. Então procuramos um lugar adequado às nossas necessidades. Buscamos um local de fácil acesso e surgiu a oportunidade de um pavilhão desativado em Cruzeiro do Sul, que poderia ser alugado. Aí o negócio começou a tomar forma e nós sentimos necessidade de profissionalizar e mecanizar os processos. E há quatro anos chegamos ao Distrito Industrial.
Wink: Qual a importância da parceria com clientes e arquitetos?
Locatelli: É algo que gostamos muito de fazer e o que nos torna melhores. Quanto mais desafiador o projeto de um profissional, mais nos sentimos realizados quando entregamos, de forma que o cliente final chegue e nos dê um feedback positivo. Esses desafios arrojados, de profissionais que a gente trabalha, enaltecemos muito. É um combustível para o nosso desafio diário.
Wink: Profissionais, máquinas e equipamentos são importantes. E o profissional que trabalha com vocês:?
Jaqueline: A equipe é fundamental na entrega do trabalho. Tem que ter brilho nos olhos. Tendo isso, é porque o profissional está feliz, satisfeito com o que faz; Precisa ter conhecimento, técnica e humanidade no nosso trabalho. E procuramos sempre levar treinamentos para eles, pois é uma área bem deficiente na região. Não existem treinamentos específicos para preparar um marmorista. Quando contratamos, treinamos ele na empresa. Tudo o que a gente pode, oportunizamos lá dentro.
Wink: O que a empresa projeta para o futuro?
Locatelli: Uma das diretrizes é a mecanização. Outra é a atenção a novos produtos, novas tecnologias que surgem. Estamos sempre atentos ao que há de novidades. A cada ano entram materiais novos. Com isso, vamos adequando parte da nossa produção. Temos visões de futuro, onde temos que estar linkados com isso. Somente assim vamos crescer.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook.