O setor de Planejamento projeta um investimento de R$ 300 mil na construção da nova ponte dos Winch da rua São José. O recurso depende ainda da liberação do governo federal. Após a conclusão da obra, intenção do Executivo é de asfaltar o trecho de chão batido da rua.
Conforme o secretário da Administração, Áurio Paulo Scherer, a obra é uma necessidade e será encaminhada ainda neste ano.
A ponte de madeira instalada no local comporta apenas cinco toneladas e necessita de constante manutenção devido a inundações. Após a realização da obra, outra meta é de asfaltar com recursos próprios o trecho de chão batido da RS-130 até a rua Júlio de Castilhos visto que a rota é utilizada por muitos motoristas como uma alternativa de acessar o centro em direção à rua Gustavo Wienandts.
Neste acesso, a intenção também é de implantar calçadas e iluminação em todo o trecho. “Com o impasse que gira em torno das concessões estaduais, temos que pensar em soluções internas para o trânsito.
Com a nova ponte, veículos mais pesados podem acessar o centro com mais segurança sem passar pelo trevo de acesso na RS-130, que em determinados horários está congestionado”, afirma Scherer. Diariamente ciclistas e pedestres também utilizam e fazer a passagem pela ponte. Na visão, de Scherer, a atual estrutura compromete a segurança dos usuários.
Ligação à Bela Vista
Nesta semana foi concluída o asfaltamento de 900 metros da rua Juscelino Kubitschek. O investimento é de R$ 1 milhão. A via localizada sob a ponte do Arroio Grande, interliga o Centro, por meio da rua Dom Pedro II, aos bairros Dom Pedro e Bela Vista, sem a necessidade de travessia pela ERS-130.
Conforme Scherer a obra desafoga o trânsito de veículos no trevo da cidade e traz mais segurança para a comunidade e empresas locais que deslocam do centro para os demais bairros.
Com a obra concluída, a intenção do Executivo é de construir uma nova ponte no Arroio Grande e interligar o trecho asfaltado até a rua Benito Jacob Johann no bairro Bela Vista em direção a empresa de Transportes Oasis. Com isso o motorista poderá trafegar pelos bairros sem a necessidade de travessia na RS-130.