De Brasília a Estrela

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

De Brasília a Estrela

O novo Chefe de Gabinete do prefeito Elmar Schneider (PTB) veio de Brasília. Rodrigo Pereira Nunes tem experiência na Câmara dos Deputados e também em alguns ministérios da União. Já trabalhou com os parlamentares Luiz Carlos Busato, Ronaldo Santini e Ronaldo Nogueira, e também prestou assessorias para diversas prefeituras. Entre essas, a de Vespasiano Correa. Nunes já está em Estrela e prestigiou o típico chucrute no sábado passado.


Prestígio e desdém

Secretário da Fazenda de Lajeado, Guilherme Cé foi pauta na sessão da Câmara de Vereadores. Ontem, o vereador Alex Schmitt (PP), que é novo no partido, elogiou a postura e o trabalho do servidor público, que anunciou a própria exoneração para o segundo semestre. Segundo Schmitt, será difícil encontrar um novo profissional para exercer a função com tamanha qualidade. Por sua vez, Mozart Lopes (PP), que é da velha guarda da sigla, deixou escapar uma frase fora dos microfones. “Tem um monte”, afirmou. Após, ele elogiou Cé.


• Coordenador regional do PP, o ex-prefeito de Progresso Edegar Cerbaro postou algo intrigante nas redes. Ele publicou uma imagem ao lado do pré-candidato a deputado estadual pelo PP, Salmo Dias de Oliveira, que é ex-prefeito de Rio dos Índios, e escreveu. “Conte com o nosso apoio”. A frase incomodou os dois pré-candidatos do PP no Vale do Taquari.
• Paralelo ao imbróglio jurídico que impede a realização das novas rotatórias na RSC-453, em Lajeado, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) busca mais dinheiro junto ao governo do estado para investir em um novo acesso ao Distrito Industrial de Cruzeiro do Sul. É mais do que justo, já que o mesmo governo sugere gastar recursos próprios em estradas federais.
• Presidente do PL no RS, Onyx Lorenzoni convidou o pré-candidato a deputado federal, Felipe Diehl (PL), para ser o coordenador financeiro da campanha dele ao governo do estado. Diehl afirma que “declinou” do convite para focar na própria campanha.
• A construção do pórtico no acesso a Arroio do Meio incomoda setores políticos e econômicos da cidade. Há muita divergência sobre a real necessidade da obra.
• Ainda em Arroio do Meio, o parlamento municipal chama a atenção pelo apelido dos vereadores. Além do popular “Pantera”, que também é conhecido por José Elton Lorscheiter, agora é a vez de “Traíra”, também chamado de Osvaldo Altair Freitas. Ambos são do PP.
• Em Encantado, o vereador Diego Pretto (PP) quer acabar com o desconto no IPTU pago à vista para os responsáveis por “terrenos abandonados ou em más-condições”. Ele declinou da ideia de restringir o benefício para imóveis sem calçadas.
• Em Lajeado, a vereadora Ana da Apama (MDB) quer proibir a venda de animais não esterilizados na cidade. Segundo ela, é uma forma de mitigar o número de animais abandonados. Hoje, mais de 400 cães estão sob os cuidados da Apama e do canil municipal.
• Também em Lajeado, o Ministério Público vai acompanhar as novas políticas de mobilidade e acessibilidade, estudadas pela Câmara de Vereadores e Executivo municipal.
• Na tarde de ontem, e sob a ameaça do ciclone, a Justiça Estadual interrompeu os serviços em Lajeado. O fato desagradou alguns advogados.
• Na segunda-feira, a procuradoria de Estrela notificou a Corsan após constatar falta de abastecimento de água no Bairro Pinheiros.
• Ex-deputado federal, ex-deputado estadual, ex-secretário estadual da Segurança Pública e ex-Diretor-Geral do Detran, Enio Bacci (União do Brasil) vai lançar a pré-campanha à Câmara dos Deputados no dia 2 de junho, nos ambientes da Casa Nostra. Na retaguarda, o experiente político da região conta com o apoio dos estrategistas Gustavo Arossi e Fabiano Diehl.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais