Publicado pelo Observatório Nacional da Indústria, o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025 aponta a necessidade de qualificar 9,6 milhões de trabalhadores para o setor nos próximos três anos, devido ao avanço da tecnologia e mudanças nas cadeias produtivas. Desse total, 2 milhões precisam de formação inicial enquanto 7,6 milhões precisam se atualizar para permanecer no setor.
Conforme o estudo, a principal demanda será por profissionais das chamadas ocupações transversais, aquelas que permitem atuação em diferentes áreas, como técnicos em Segurança do Trabalho ou de apoio à Pesquisa e Desenvolvimento. Nos segmentos específicos, despontam o setor metalmecânico, logística, construção e alimentos.
É mais uma pesquisa a evidenciar a distância entre a necessidade das empresas e capacidade de formação de mão de obra especializada no Brasil – cenário que se agrava com o inevitável avanço da automação. Urgem ações efetivas para evitar um cenário ainda mais grave de desemprego somado ao não preenchimento de vagas estratégicas para o crescimento do setor.
• Fruki no ENEF – A Fruki será uma das atrações do Encontro de Empresas Familiares – ENEF 2022. O evento ocorre entre os dias 8 e 10 de maio em Gramado, e terá participação de empresas internacionais como Kärcher e Lestido, além de grandes nomes do cenário empresarial gaúcho, como Randon e Sinoserra. Com o tema “Conflitos e divergências”, o ENEF é voltado exclusivamente para empresas familiares.
• Inova RS nos Vales – O auditório do TecnoUnisc recebe na tarde de hoje o Innovation Vales. O evento ocorre a partir das 15h, com painel sobre a importância dos ecossistemas de inovação para a nova matiz produtiva. Participam do debate a gerente regional do Sebrae-RS, Liane Klein e do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Alsones Balestrin, com mediação da coordenadora do programa Inova RS região dos Vales, Adreia Valim.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook