Entidades, colegas e personalidades de Encantado homenageiam Ampère Maximino Giordani

falecimento

Entidades, colegas e personalidades de Encantado homenageiam Ampère Maximino Giordani

Professor, escritor e ex-vice-prefeito de Encantado foi sepultado na manhã desta segunda-feira (16)

Por

Entidades, colegas e personalidades de Encantado homenageiam Ampère Maximino Giordani
Ampère Maximino Giordani é conhecido por seu envolvimento político e comunitário (Foto: Arquivo)
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um homem íntegro, familiar e respeitoso, atuante na comunidade e voltado ao voluntariado. Esta é a imagem que fica do professor, escritor e ex-político Ampère Maximino Giordani.

O encantadense morreu no domingo, 15, aos 89 anos, depois de passar por um problema cardíaco. O governo municipal decretou luto oficial por três dias.

Durante o velório, que ocorreu na câmara de vereadores na manhã de ontem, o líder comunitário foi homenageado por entidades que participava, como Rotary Club, Associação Cultural Ítalo-brasileira de Encantado (Assibre), Partido Progressista, representado pelo presidente João Vidal, além de um familiar que mora na Itália, por meio de uma mensagem lida por Luciana Dacroce. O sepultamento ocorreu no Cemitério Santo Antão.

Além da participação política, literária e educacional, Giordani era muito devoto à família, e deixa a esposa Liane, os filhos Pedro, Rosane, Liliana, Tiago e Francisco, e netos. O filho Carlos já é falecido.

Na política

Em março deste ano, o encantadense recebeu uma homenagem do Executivo, pelo trabalho político desenvolvido no município. Giordani foi vice-prefeito no mandato de 1974 a 1977, e vereador na década de 1960. Além disso, também atuou como secretário municipal.

Além de colega de partido, o ex-prefeito Paulo Costi era amigo de Giordani. ”Ele trabalhava conosco na prefeitura, sempre foi um parceiro, um homem muito dedicado à comunidade. Foi um grande amigo meu”, recorda.

Giordani era natural de Encantado, e sempre esteve envolvido nas causas sociais. Além disso, era muito participativo na igreja. No período em que atuou ao lado de Costi, foi secretário do planejamento, e tinha orgulho em dizer que se preocupava com o meio ambiente há mais de 60 anos. Em 1997, inclusive, tentou implementar a coleta seletiva em Encantado. “Ele é o tipo de pessoa que deixa marcas pelo seu exemplo”, destaca o político.

Em nota, o Partido Progressista de Encantado afirma que Giordani foi um homem à frente de seu tempo e de uma das famílias mais tradicionais do município. Era um grande progressista e responsável direto pelo viaduto de Santo Antão, que liga o bairro a Lambari e Jardim da Fonte.

Cultura, educação e exemplo

Escritor e historiador do município, Airto Francisco Gomes afirma que Encantado perdeu nesta semana um de seus protagonistas. “Giordani foi um dos pilares da história do município e proprietário da mais antiga empresa familiar de Encantado, a Giordani e Cia.”, conta.

Além disso, teve papel importante na defesa da cultura local, tendo presidido o Conselho da Cultura. Também atuou como diretor e professor de Língua Portuguesa em muitas escolas. “Certamente deixará um vazio importante na história do desenvolvimento e da cultura aqui de Encantado”. Entre os livros publicados, está “O Sacerdote Que Acreditou” (2002).

O escritor ocupava a 16ª cadeira da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), era integrante da Associação Ítalo-Brasileira (Assibre) de Encantado e foi muito atuante na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais