As péssimas condições da RSC-453, principal ligação entre a RSC-287 e a BR-386, e as críticas coletivas das comunidades dos Vales do Rio Pardo e Taquari, bem como demais usuários. Esse é o tema debatido na edição especial do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, desta sexta-feira (13), transmitida diretamente da beira da rodovia, no espaço da Móveis Gottems, em Mato Leitão. Lideranças e empresários da região participam da atração.
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Participam do programa:
Carlos Bohn – Prefeito de Mato Leitão
Rogério Gottems – Empresário da Móveis Gottems, de Mato Leitão
Rodrigo Vinícius – Corretor da Kappel Imóveis
João Dullius – Prefeito de Cruzeiro do Sul
Cristian Bergsch – Empresário do Distrito Industrial de Cruzeiro do Sul
Jarbas da Rosa – Prefeito de Venâncio Aires
Pedro Rui da Fontoura – Promotor de Justiça do Ministério Público de Venâncio Aires
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CARLOS ALBERTO BOHN – PREFEITO DE MATO LEITÃO
“O Estado não dá a devida importância para a RSC-453. Tem que ter alguma coisa errada com a manutenção. Não é possível”, afirma o gestor. Segundo ele, cerca de 10 mil veículos trafegam diariamente pela rodovia e é fundamental que o Governo dê uma atenção especial.
RODRIGO VINÍCIUS – CORRETOR DA KAPPEL IMÓVEIS
“Trafego diariamente entre Lajeado e Venâncio Aires. Não tem condições. Parece que os buracos brotam da noite para o dia. Isso nunca tem fim”.
ROGÉRIO GOTTEMS – EMPRESÁRIO DA MÓVEIS GOTTEMS, DE MATO LEITÃO
“A EGR fecha buracos com as botinas. É o nosso dinheiro. É inaceitável. Alguém tem que tomar uma atitude para a manutenção ser bem feita ”. Na visão de Rogério, o caminho natural é a iniciativa privada, mas de uma forma bem pensada, sem que a região seja prejudicada.
JOÃO DULLIUS – PREFEITO DE CRUZEIRO DO SUL
“A nossa região é um polo. Então não dá para entender que as empresas gastem mais em pneus do que com qualquer outra coisa”.
CRISTIAN BERGSCH – EMPRESÁRIO DO DISTRITO INDUSTRIAL DE CRUZEIRO DO SUL
“ Devíamos evoluir, mas a rodovia só andou para trás nos últimos anos”. No Distrito Industrial, são 500 funcionários. São 500 pessoas que cruzam a rodovia sem segurança todos os dias”. Conforme Cristian, a luta pela mudança no edital do plano de concessões irá até o fim, pois não se pode admitir obras no trecho do município, por exemplo, apenas daqui a 20 anos.
JARBAS DA ROSA – PREFEITO DE VENÂNCIO AIRES
“Tu tens que estar atento para não quebrar uma roda ou furar o pneu. A RSC-453 é o anúncio antecipado de uma tragédia”. O gestor afirmou que a rodovia é a única ligação asfáltica entre os Vales do Rio Pardo e Taquari. Ele também afirmou que o dinheiro pago pelo pedágio vai para o ralo porque “todo dia se recebe um buraco novo de presente”. Jarbas disse, ainda, que o Executivo acaba responsável por consertar até as sinaleiras, pois nem isso a EGR providencia.
PEDRO RUI DA FONTOURA – PROMOTOR DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE VENÂNCIO AIRES
“A EGR prometeu o início dos reparos para a semana que vem. Agora não tem mais conversa. É obra!”. De acordo com o promotor, o diretor da concessionária, Luís Fernando Pereira Vanacôr, deve formalizar o compromisso em papel e contatar o Ministério Público ainda nesta sexta-feira (13). A expectativa é pela chegada das máquinas até segunda-feira (16). Em caso de descumprimento, haverá judicialização.
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