O município deu mais um passo importante para o desenvolvimento do turismo na noite de segunda-feira, 9, em sessão da câmara de vereadores. Três projetos de lei do Executivo e que correspondem à área foram aprovados.
LEIA MAIS: ACI-E e Univates lançam parceria na área de Tecnologia da Informação
A finalidade é alterar a estrutura administrativa da prefeitura e criar a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento. Além disso, acrescentar cinco novos cargos a pasta, sendo eles um de secretário, um de gestor, um de chefe de setor e dois assessores e, viabilizar o recurso de R$ 3,5 milhões, que serão investidos na estrutura da secretaria.
“Nós saímos de uma pasta voltada só para eventos e partimos para algo maior. Junto ao turismo estará a área de desenvolvimento, a qual integra também a sala do empreendedor. Será um local para o empresário tirar as dúvidas e verificar de que forma o município pode contribuir com suas necessidades”, detalha o prefeito Jonas Calvi.
Com a nova estrutura, a administração terá amparo legal para viabilizar convênios e encaminhar projetos nas esferas estadual e federal. “A atividade turística é uma das fontes mais importantes no setor econômico e da geração de emprego e renda. Será possível também desburocratizar os processos para a abertura de novos empreendimentos”, conclui.
O presidente da câmara, Valdecir Cardoso (PP), enalteceu a importância da criação da secretaria para o município, que terá como foco o desenvolvimento turístico de toda a região. Entretanto, solicitou ao Executivo, que contrate profissionais qualificados para ocuparem os cargos.
“Que sejam pessoas com um histórico profissional na área, que conheçam a região da parte alta do Vale do Taquari e que contribuam para a construção de algo que possa ser apresentado aos turistas. Junto a isto, vamos cobrar da administração que mantenha a cidade limpa e estruturada com ênfase também nas áreas da saúde e educação”, pontuou.
Outros projetos
Durante a sessão também foi aprovado o projeto que atribui características urbanas a área de 33,3 mil m² de propriedade da Imobille Empreendimentos Ltda, localizada no Bairro Porto XV. O objetivo é implantar um loteamento residencial.
Os vereadores também protocolaram a proposta que visa criar mais um cargo de assessor de bancadas (CC-3). O funcionário terá carga horária de 20h, com obrigação de comparecimento presencial nas sessões plenárias e possibilidade de trabalho home office.
A justificativa é de que a legislatura possui quatro bancadas e apenas um assessor. O projeto deve ser votado nas próximas semanas.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook