Após quatro lutas, Jardel Martins Silva se tornou campeão Brasileiro de Jiu-jitsu nesse fim de semana, em São Paulo. O evento reuniu os melhores atletas do Brasil e também de outros países da América do Sul.
LEIA MAIS: Campanha entrega presentes para 300 crianças
O atleta que competiu na categoria leve, até 76 quilos, venceu duas lutas por finalização e duas por pontos. “Esperava conquistar o título, pois levo muito a sério meus treinos e sigo à risca os objetivos traçados pelo meu professor Miguel Anka.”
Para participar do campeonato, Silva iniciou a preparação em janeiro. O atleta, além do jiu-jitsu, treina natação, corrida e academia. “Mas o mais importante são os treinos no tatame.” Policial Militar com atuação em Porto Alegre, busca em academias de amigos espaço para treinar com outros atletas. “Isso me ajuda a evoluir.”
Em 2022, Silva participou de duas etapas do Campeonato Gaúcho e foi campeão em ambas. Agora tem como foco disputar outras etapas do Estadual e mais para o fim do ano buscar outra competição a nível nacional.
Início no jiu-jitsu
Apaixonado por artes marciais, ingressou no jiu-jitsu através do professor Miguel Anka, que na ocasião também era treinador de canoagem de velocidade na AECA, e também de vários amigos que treinavam a modalidade.
Antes de se aprimorar no jiu, Silva foi campeão Brasileiro de canoagem em 2003, 2004 e 2005. “O Miguel me levou duas vezes para o lugar mais alto do pódio, em competições nacionais, e em duas modalidades.”
Além disso, como é militar viu a necessidade de treinar algum tipo de arte marcial para ajudar na profissão. “Hoje o esporte é a arte marcial mais praticada entre os policiais, inclusive sou instrutor de defesa pessoal na corporação.”
Ele também atua como voluntário na Brigada Militar de Arroio do Meio, onde dá aulas da modalidade para colegas. “Fico muito feliz em saber que mais de um colega já conseguiu resolver situações e até mesmo salvar vidas por causa dos treinos.”
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook