Foi aprovado por unanimidade o projeto que autoriza o Executivo a extinguir duas taxas na sessão desta terça-feira (10) na Câmara de Vereadores de Lajeado. A proposta, ao ser sancionada pelo prefeito Marcelo Caumo, põe fim aos tributos de licença para localização e taxa de vistoria. A alteração impacta para mais de 8,5 mil empresas e autônomos e representa uma redução de R$ 5 milhões arrecadados pelo poder público.
Conforme a justificativa do projeto encaminhado ao Legislativo, com base nos dados de 2021 e estimativa para 2022, o valor cobrado era de R$ 550 para cada empresa ou autônomo.
Sergio Kniphoff (PT) criticou o projeto. O petista contestou que alguns serviços estão sendo comprometidos mesmo com o superávit da gestão pública de Lajeado. “Os mesmos vereadores que festejam isso são os vereadores que votaram a favor do aumento do teu IPTU, 10, 25%”, complementa.
LEIA TAMBÉM: Câmara de Estrela aprova contratação temporária de 65 serventes de limpeza
Heitor Hoppe (PP) lembra que serão contempladas empresas e autônomos da cidade que tinham dificuldades para pagar a tributação. “Propicia um ambiente favorável para atrair empresas para Lajeado”, argumenta.
A sessão teve duração de pouco mais de duas horas e ainda teve elogios a participação de Lajeado no South Sumitt e cobrança pelo vereador Lourival Silveira (PP) por projetos de inovação para as classes menos favorecidas.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook