A nova configuração do mercado de trabalho estreitamente vinculado com a tecnologia é algo que os jovens do Vale do Taquari estão atentos. É o que mostra a pesquisa do Projeto “Rumo – O Futuro da Mão de Obra na Região”. Tanto é que 67,2% dos 604 estudantes matriculados no Ensino Médio entrevistados apontaram alguma área de tecnologia como formação mais promissora.
Entre as indicações dos alunos que se enquadram no segmento, estão as áreas: Tecnológica, com 41,1%; Mundo digital, com 9,4%; Computação e programação, com 8,1%; Tecnologia da Informação, com 5,6%; e Informática, com 3%.
Esses números deixam claro um alinhamento entre os jovens com o movimento do mercado. Afinal, segundo o Guia Salarial da Robert Half, consultoria internacional de recursos humanos, a área de tecnologia é que mais crescerá em 2022, com rendimentos que variam de R$ 8,3 mil a R$ 20,2 mil, para funções como desenvolvedor front-end sênior, coordenador de segurança da informação e analista de testes sênior.
Detalhes a partir do gênero
Na segunda posição no geral, mas muito atrás da primeira colocação, aparece a área de medicina humana e veterinária, com 9,1% das respostas. O dado ganha uma complexidade se for recortado a partir do gênero, já que as mulheres são maioria nas opções medicina, veterinária, administração, psicologia, arquitetura e urbanismo, enfermagem, pedagogia, entre outros. Pedagogia, por exemplo, foi a resposta de 4,8% de meninas, enquanto nenhum garoto deu esta resposta.
Enquanto isso, os homens predominam na indicação de escolhas como engenharia de software, tecnologia da informação e programação. A tecnologia da informação, por sinal, revela a mesma tendência para o público masculino que é visto com a pedagogia no público feminino – 5,2% foi o número de indicações, todas de homens.
Veja o gráfico completo:
A pesquisa RUMO – O futuro da mão de obra na região – é uma realização do Grupo A Hora e do governo de Lajeado, com apoio da Acil 100 anos. O estudo foi feito pela Macrovisão, Consultoria, Assessoria e Treinamentos, e conta com o patrocínio do Ceat, Cooperativa Sicredi, Britagem Cascalheira, Univates, Rhodoss Implementos Rodoviários, Metalúrgica Hassmann, Diamond Construtora, Dale Carnegie e Plano Digital.
Assista como foi a apresentação na pesquisa, na segunda-feira (2), no Teatro do Colégio CEAT, em Lajeado:
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook.