Três vitórias, um empate e três derrotas. Nove gols marcados e nove sofridos. Aproveitamento de 47,6% e terceira colocação do Grupo B com 10 pontos. Esses foram os números do Lajeadense no primeiro turno da Divisão de Acesso.
Desde 2017, ano em que jogou pela primeira vez a competição, o Lajeadense só foi pior no primeiro turno em 2018, quando terminou o turno com 42,8% de aproveitamento. Naquele ano, o time se recuperou na segunda fase, porém foi eliminado nas quartas de final para o Ypiranga, em Erechim. (veja box com campanhas).
Em 2018, no turno, o Lajeadense jogou quatro partidas em casa e três fora. Neste ano, foi invertido, jogou três partidas em casa e quatro partidas fora.
O Alviazul abre o segundo turno contra o São Paulo, em Rio Grande, neste domingo, às 15h. A sequência terá duas partidas em casa contra o Pelotas e Santa Cruz. Inter-SM (fora), São Gabriel (casa), Guarani (fora) e Avenida (casa).
Desfalques
Para a partida contra o São Paulo, o técnico Gelson Conte não contará com o meia Marquinhos, suspenso pelo terceiro amarelo, e Ariel, lesionado. Lucas Costa é dúvida. O atleta passará por avaliação ao longo da semana para ver se tem condições de jogo.
O confronto na zona sul do estado pode marcar a estreia do centroavante Wendell. O provável time titular deve ter: Igor; Marlon, Dadalt, Iago e Alan Bald; Renan, Julio César e Cambraia; Dal Pian, Ruan (Wendell) e Charopem.
Vitória tranquila
Jogando no Estádio Alviazul, o Lajeadense foi amplamente superior sobre São Paulo e venceu por 3 a 0 – gols de Alan Bald, Charopem e Ruan.
Números do primeiro turno
- Melhor campanha: Santa Cruz – 71% de aproveitamento
- Pior campanha: Brasil de Farroupilha – 14% de aproveitamento
- Melhor ataque: Glória – 13 gols
- Pior ataque: Brasil de Farroupilha – 3 gols
- Melhor defesa: Santa Cruz – 3 gols
- Pior defesa: Brasil de Farroupilha e São Paulo – 12 gols
- Mais amarelos: Passo Fundo – 40 cartões
- Mais vermelhos: Avenida – 4 cartões
- Menos amarelos: Tupi – 19 cartões
- Menos vermelhos: Brasil de Farroupilha e Passo Fundo – nenhum
- Mais vitórias: Veranópolis e Santa Cruz – 4 vitórias
- Mais empates: Tupi – 5 empates
- Mais derrotas: São Gabriel, Guarani, São Paulo e Brasil de Farroupilha – 4 derrotas
- Menos vitórias: Tupi, Cruzeiro e Brasil de Farroupilha – ainda não venceram
- Menos empates: Guarani e Veranópolis – ainda não empataram
- Menos derrotas: Glória e Santa Cruz – ainda não perderam