Gastança no Legislativo de Encantado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Gastança no Legislativo de Encantado

Atenção, eleitores de Encantado. De acordo com o Portal da Transparência, os vereadores Marino Deves (PP), Andresa “Yê” de Souza (MDB) e Duda do Táxi (MDB) participam de mais um curso em Porto Alegre nos dias 10, 11, 12 e 13 de maio. Ou seja, e a partir de hoje, os três agentes públicos não estarão 100% presentes no Vale do Taquari, já que três das quatro diárias solicitadas são com pernoite. Eu reforço. Durante toda a semana, os três parlamentares estarão ocupados com o 35ª Seminário de Qualificação dos Agentes Políticos, um evento organizado pela tal AGAP Assessoria e Treinamento. Tudo pago pelo contribuinte.

Para os quatro dias de evento, cada vereador vai receber R$ 1,4 mil só em diárias, sem contar o eventual custo da inscrição do instigante curso. E, durante a semana, eu reforço, eles não serão vistos em solo encantadense, já que as aulas na tal AGAP são presenciais e ocorrem em Porto Alegre. Sobre isso, é importante que cada eleitor dos três parlamentares citados fiscalize a presença deles no respectivo curso. Da mesma forma, é fundamental que o contribuinte de Encantado solicite a prestação de contas dos vereadores. Por exemplo, o nome do hotel escolhido para as pernoites, os restaurantes, os custos do taxi, e assim por diante.

No caso do vereador Marino Deves (PP), a situação é ainda mais emblemática. Além de legislar na Câmara de Encantado, o Progressista também é Secretário de Saúde de Nova Bréscia. Ou seja, e de acordo com os dados do Portal da Transparência, a cidade dos churrasqueiros vai ficar sem a presença física do chefe da Saúde durante toda a semana. Curioso, não?


Mais de 900 buracos?

As associações dos municípios do Vale do Taquari (Amvat) e do Vale do Rio Pardo (Amvarp) estão unidas na luta contra a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). E é uma luta, sim. Uma luta entre os pagadores de pedágio e a responsável pela manutenção da rodovia ERS-453. Na semana passada, uma equipe de agentes públicos transitou pelo trecho entre Venâncio Aires e Mato Leitão. E a contagem é constrangedora para um Estado que busca ser referência em inovação e gestão pública: seriam mais de 900 buracos em um breve trajeto entre as duas pujantes regiões. Definitivamente, é um deboche com o motorista gaúcho.


Prefeito cupido

O prefeito Elmar Schneider (PTB) é um dos políticos mais atuantes da região. Com erros e acertos, ele movimenta Estrela e apresenta novidades que mexem com a rotina da sociedade regional. Mas, o político também se destaca em outras áreas. Entre essas, o amor. Calma, eu explico. De acordo com a nova Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Carine Schwingel, o atual gestor foi o “cupido” da relação dela com o ex-prefeito, Carlos Rafael Mallmann (MDB), atual Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano. A revelação pública desse fato ocorreu ontem, na posse dos novos secretários estrelenses.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais