Descontrole financeiro nos minimercados

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Descontrole financeiro nos minimercados

A Fecomércio-RS iniciou a divulgação da pesquisa Sondagem do Segmento de Minimercados, que ouviu 385 empresários de estabelecimentos optantes do Simples Nacional, em todo o Estado. Conforme o estudo, o alto custo para manter/comprar estoques foi o aspecto mais citado como empecilho ao crescimento das vendas, apontado por 30,4% dos entrevistados. Em seguida aparece a carga tributária (28,3%) e a elevação de custos fixos (27,5%).

Um dos pontos mais preocupantes da pesquisa é a falta de controle financeiro por parte dos empresários do setor. Mais de 26% dos entrevistados alegaram ter controle superficial das finanças, enquanto outros 11,9% não souberam responder sobre o tema.

O descontrole financeiro é um dos principais motivos para o fechamento de empresas. O problema geralmente começa quando os negócios vão bem e o fluxo de entradas é suficiente para o fechar as contas e obter lucro. É quando os recursos começam a cair que o descontrole aparece. A pandemia trouxe cenário favorável para os mercados de bairros. Momento propício para colocar ordem nas contas.

Acompanhe
nossas
redes sociais