O Grêmio foi até Belo Horizonte neste domingo (08) e voltou com sua segunda derrota na Série B 2022. O gol do Cruzeiro foi marcado pelo lateral-direito gremista Rodrigo Ferreira. Mesmo assim, o Tricolor segue no G-4, na 4ª colocação, com 10 pontos.
O primeiro tempo foi de pouca inspiração do Grêmio, além da postura muito retraída. A posse de bola era quase toda dos donos da casa, enquanto o time gaúcho não conseguia encaixar contra-ataques. Aos 27 minutos, após ataque pela esquerda, o Cruzeiro abriu o placar graças a um gol contra de Rodrigo Ferreira. Castigo para a pouca ousadia gremista.
Na volta do intervalo, o técnico tricolor Roger Machado tentou ajustar o meio-campo, ao trocar Lucas Silva por Gabriel Silva. O time teve maior volume e mais presença no campo adversário. O Cruzeiro esperava o Grêmio e escapava sempre usando a velocidade de Luvannor e Jajá. A primeira boa chance do Grêmio foi com Elias Manoel, em chute da entrada da área.
A medida que o tempo passava, o Grêmio passou a empilhar atacantes em campo, com as entradas de Campaz, Janderson, Ricardinho e Elkeson. Na base do abafa, duas boas chances surgiram, já depois dos 40 minutos. Ricardinho desperdiçou a primeira, chutando sobre o gol, após ataque pela direita. Na sequência, um bate e rebate na área do Cruzeiro, acabou com defesa de Rafael Cabral em finalização de Campaz.
Com a derrota, o Grêmio fica na 4ª posição na Série B, três pontos atrás dos líderes Bahia e Cruzeiro. A equipe tricolor fica com a mesma pontuação do Vasco da Gama, 5º colocado, e a um ponto de Chapecoense e Novorizontino, que vêm na sequência. O próximo compromisso gremista é daqui 10 dias, quando visita o Ituano, no estádio Novelli Júnior.