O paraglider e as oportunidades

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O paraglider e as oportunidades

O Morro do Bicudo é um dos principais palcos do esporte que conquista cada vez mais adeptos no Vale do Taquari, o paraglider. O espaço está localizado em Roca Sales e recebe etapas do Campeonato Gaúcho da modalidade há mais de 20 anos. Ou seja, é uma referência estadual para a prática do voo livre.

Aliás, é uma referência nacional e internacional. Naquele mesmo ponto, já foram realizadas etapas da competição Sul-Brasileira e não são poucos os “gringos” que incluem o local no itinerário das “trips” em solo brasileiro. E tudo isso não é suficiente para atrair a devida atenção por parte do poder público.

A rampa está localizada em um ponto de difícil acesso. A estrada de chão é extremamente íngreme e nem todos os veículos conseguem vencer a inclinação e chegar até o ponto de decolagem em segurança. E isso impede, por exemplo, a realização mais recorrente de eventos nacionais em Roca Sales e também afasta a possibilidade de realizarmos etapas do Mundial da categoria, o que sempre é um prato cheio para a geração de novas rendas, empregos e atrativos para todo o Vale do Taquari. Não é capricho para os frequentadores mais assíduos. Muito pelo contrário. Toda a região perde com a falta de infraestrutura no local.

Mas, os pilotos não desistem. Em abril passado, um grupo de esportistas da Associação do Vale do Taquari de Voo Livre (AVTVL) se reuniu, angariou cerca de R$ 10 mil e colocou a mão na massa. Eles concretaram um trecho de 50 metros, que era um dos pontos mais críticos do íngreme acesso com cerca de dois quilômetros.

O poder público já foi convocado para ajudar na importante obra. Entretanto, o governo não sinalizou positivamente para o importante pleito que tem tudo para acelerar ainda mais o turismo regional. Mas, eu tenho certeza que o prefeito Amilton Fontana ainda vai observar com mais atenção para esta demanda.


Perigo e protesto

A Secretaria de Obras de Estrela foi chamada às pressas para evitar um dano maior na Rua Augusto Markus, localizada na divisa entre o Loteamento Marmitt e o bairro das Indústrias. As máquinas da prefeitura fecharam um buraco aberto horas antes no meio da via pública por um contribuinte da cidade.

Os motivos do possível protesto ainda serão averiguados pelas autoridades. O trajeto foi aberto há cerca de seis anos, e moradores cobram o asfaltamento do trecho. O governo municipal informa que o projeto está quase pronto. E ainda falta a licitação.


Paz e inovação

O segundo dia do South Summit Brasil gerou ainda mais prestígio ao Vale do Taquari. Pela manhã, o presidente da Fuvates, Ney Lazzari, apresentou o case do Pro_Move Lajeado ao lado de representantes dos ecossistemas da Serra (Hélice) e da capital gaúcha (Pacto Alegre). À tarde, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, palestrou sobre o Pacto Pela Paz para um qualificado público do evento. O evento prossegue nessa sexta-feira. E a cobertura do Grupo A Hora, que iniciou na manhã de quarta-feira, segue a todo vapor.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais