O Hospital Santa Terezinha, de Encantado, irá construir um Ambulatório de Doença Macular Relacionada à Idade (DMRI). A estrutura será feira com recursos estaduais fornecidos pelo programa Assistir, no valor de R$ 840 mil anuais. O anúncio foi feito pelo governador Ranolfo Vieira Júnior nesta terça-feira (4).
LEIA MAIS: Rio sobe em Encantado, mas ainda não há risco de enchente
O programa Assistir tem o objetivo de tornar possível a oferta de 32 novos serviços de saúde no RS. O investimento total é de R$ 25,9 milhões. Os novos serviços devem representar aumento de atendimento para a população de mais 9,7 mil cirurgias e mais 77 mil consultas por ano.
A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença que ocorre em uma parte da retina chamada mácula e que leva a perda progressiva da visão central. A DMRI é a causa mais comum de perda da visão em pessoas acima de 50 anos.
A partir do Assistir, todo valor repassado como incentivo aos hospitais gaúchos está vinculado ao serviço, de fato, prestado por cada instituição. Até então, isso não ocorria pois era um valor repassado apenas para custeio.
A iniciativa também distribui melhor o orçamento do estado para a Saúde. Até então, 48,5% dos recursos estaduais e eram alocados em apenas 21 hospitais dentre os cerca de 300 que prestam serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, menos de 8% dos hospitais do Estado recebiam quase metade do recurso estadual destinado para este fim.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook.