Pedalar e conhecer os pontos turísticos de Florianópolis, esse foi o objetivo do Audax Floripa, que ocorreu nesse fim de semana, em Santa Catarina. Cerca de 50 atletas do Vale completaram o desafio.
Um dos participantes foi William Scheuermann, 23. Morador de Lajeado, iniciou no ciclismo em junho de 2013, quando tinha 15 anos. “Iniciei por convite dos amigos para perder peso. Fui conhecer a modalidade, gostei e estou pedalando até hoje.”
Sobre o Audax, a primeira participação foi no 300, que saia de Teutônia, percorria Westfália, Imigrante, Colinas, Lajeado, Arroio do Meio, Guaporé até retornar a Teutônia. “Essa primeira prova foi muito puxada pois choveu praticamente todo o percurso e estava muito frio.”
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2022/05/2022_05_04_divulgacao_audax-02-900x1200.jpg)
Um dos participantes
foi William Scheuermann,
23, morador de Lajeado
Depois desse, Scheuermann participou de pelo menos outras oito provas, porém por questões profissionais e familiares teve que parar de competir. O retorno, após alguns anos, ocorreu nesse fim de semana, quando completou a prova de 200km em 9h38min. “Foi um desafio de recomeço. Foi uma prova excelente, pois enfrentamos chuva, frio e sol. Passamos por paisagens lindas.” Agora Scheuermann pretende seguir subindo a série e completando as provas de 300km, 400km e 600km.
Primeiro Audax
Karin Caroline Kist, 33, começou a pedalar durante a pandemia e nesse fim de semana participou de sua primeira prova de Audax 200. Para ela, a prova foi desafiante pois teve que percorrer entre os pontos de controle em um determinado tempo. Se isso não ocorre, o tempo não é homologado no percurso. “Isso tornou o desafio muito mais empolgante e difícil. Somado a isso, enfrentamos chuva durante os primeiros 56km.”
Ela destaca que o grupo andou junto, se apoiando e ajudando durante todo o trajeto. “O esporte proporciona mais do que preparo físico, proporciona a descoberta de um novo mundo, uma nova realidade cheia de felicidade.”
Agora Karin pretende seguir evoluindo nos pedais e tem como objetivo participar do desafio da Serra do Rio do Rastro, em novembro. “Com foco, força e fé chegaremos aos nossos objetivos.”
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2022/05/2022_05_04_divulgacao_audax-03-e1651625210245.jpg)
Karin Kist participou pela primeira vez de uma prova de Audax
ValeCiclismo
Coordenador do ValeCiclismo, Fabrício Meneghini comenta que o grupo promove pedais semanais. Nas terças-feiras os trajetos variam indo para Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela e área urbana de Lajeado. Já nas quintas-feiras os ciclistas vão a Colinas. O roteiro varia de 30 a 35 quilômetros.
As saídas são sempre do Bar Parque dos Dick, a partir das 19h15min. Já nos fins de semana, os roteiros e horários são livres.
Meneghini destaca que para participar das rotas é necessário o uso de equipamentos obrigatórios, como capacete e farol de luz.
Além dos passeios semanais, o ValeCiclismo promove quatro ações por ano, duas em cada semestre. Em abril ocorre sempre o Desafio de 100km. Já entre maio e junho ocorre uma participação no Audax Floripa. Entre outubro e novembro organzinam o passeio para o Desafio da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, enquanto que em dezembro ocorre o MTB Lajeado.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook.