Uma empresa pode se tornar sinônimo de uma região? No caso da Bebidas Fruki, é possível dizer que sim. Prova disso é que nesta sexta-feira (29), a empresa completa 98 anos como uma referência do mercado e no segmento de tecnologia e inovação.
Marcada pela tradição e envolvimento com a comunidade, a empresa familiar iniciou sua trajetória em 1924, na cidade de Arroio do Meio, com a fábrica de Bebidas Kirst & Cia, idealizada por Emílio Kist. Naquele ano, o bisavô da atual geração sob o comando da Fruki obteve conhecimento técnico para criar uma cervejaria, adquirir máquinas e estabelecer processos. Tudo isso a partir da leitura de um manual escrito em alemão impresso em letras góticas.
Já a marca Fruki, que une as iniciais da palavra “fruta” e do sobrenome Kirst, em homenagem ao fundador, nasceu em 1971 e valorizava o aspecto das bebidas produzidas à base de frutas. A concepção do nome foi liderada pelo atual Presidente do Conselho, Nelson Eggers, neto do fundador. O lançamento da linha e da marca selou um novo momento. Neste mesmo ano, houve a mudança para Lajeado e a inauguração de novas instalações.
A empresa também foi pioneira no uso da tecnologia no Vale do Taquari, ao instalar computadores para a gestão de todos os procedimentos administrativos ainda no começo da década de 1980. Mais tarde, em 1988, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Efluentes, outra importante marca de pioneirismo.
Nos anos 1990, foi possível aumentar a produção e distribuição graças a aquisição de uma máquina sopradora de garrafas pet. No mesmo período, a marca já contava com uma presença forte nos supermercados da Grande Porto Alegre e do Litoral que, juntos, correspondiam a 40% das vendas, tornando-se o maior mercado da Fruki.
Desta forma, em 1998, a capacidade saltou para 300 milhões de litros ao ano e as sedes industriais e administrativas foram ampliadas em 12 mil metros quadrados.
De olho no futuro, a empresa do Vale lançou Água da Pedra, em 2001, como um movimento estratégico aliado à tendência de aumento do consumo de água. A novidade fez com que a Bebidas Fruki permanecesse em expansão.
Com a consolidação no mercado gaúcho e a entrada em Santa Catarina, os anos 2000 têm sido marcados por adequações de portfólio, adaptação de embalagens e desenvolvimento de novos produtos.
Além disso, foram inaugurados centros de distribuição em pontos estratégicos dos dois Estados, em municípios como Canoas, Farroupilha, Pelotas, Santo Ângelo e Blumenau. Estruturas que facilitam a logística das bebidas presentes na memória afetiva das famílias gaúchas há quase um século.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook.