Relatório Focus  provoca reação na B3

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Relatório Focus provoca reação na B3

Publicado na terça-feira após hiato provocado pela greve dos servidores do Banco Central, o Boletim Focus – termômetro das expectativas do mercado em relação à economia – elevou as projeções de inflação e taxa de juros para o ano. Quase um mês após a última publicação, o relatório elevou de 6,86% para 7,65% a projeção de inflação em 2022, mais que o dobro da meta, estipulada em 3,5%.

Na bolsa brasileira (B3), a divulgação do relatório contribuiu para queda no índice Ibovespa, que operou abaixo dos 110 mil pontos pela primeira vez depois de alcançar a marca dos 120 mil pontos no dia 29 de março. Na terça-feira, a B3 registrou o sétimo dia consecutivo de queda, afetada também pelo cenário externo, com alta de juros nos Estados Unidos e impactos da Covid na China.

Se os resultados do boletim assustam, a retomada da publicação periódica pelo menos garante o acesso a informações que ajudam nas tomadas de decisão do Banco Central. O relatório é o principal guia da instituição na hora de estipular, por exemplo, a taxa básica de juros (Selic).


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais