Dinheiro limpo

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Dinheiro limpo

O programa Frente e Verso de ontem foi transmitido do complexo de lazer e turismo Cascata das Orquídeas, localizado em Imigrante. Um lugar impressionante, e um case perfeito sobre como o turismo pode gerar renda, qualidade de vida, saúde e diversão.

O espaço que por muitos anos serviu como um simples potreiro foi revigorado com um belo gramado, taipas e um rústico e bem conceituado salão para os mais diversos eventos. O velho virou novo. E o rejuvenescimento daquela região precisa inspirar outros municípios do Vale do Taquari.

A área privada de turismo, gastronomia, eventos e lazer está localizada às margens da estrada que liga o centro da cidade ao Convento São Boaventura, em um dos trechos que futuramente receberá a tão sonhada ciclovia intermunicipal.

Não por menos, outros prédios antigos foram comprados e reformados no entorno, e uma nova pousada surgiu ao natural a poucos metros do empreendimento (outra hospedagem deve inaugurar ao lado nos próximos meses). É dinheiro limpo que ingressa nos caixas dos empreendedores e do município.

Faz poucos anos, toda aquela região respirava com muito mais intensidade o êxodo rural e a depressão. Os baixos índices de sucessão familiar e o envelhecimento dos proprietários ameaçavam as comunidades à extinção. Mas, o esforço da Amturvales, Emater, empreendedores e alguns gestores municipais mudam esse cenário pouco a pouco. Ainda há um longo caminho pela frente, é claro, mas os primeiros passos são promissores. E chamam e muito a atenção do turista de fora.

Acreditem!


Uma noite no museu

A comunidade de toda a região está convidada para visitar o Museu Bruno Born, em Lajeado, em uma noite de história e comemoração. A partir das 18h desta quinta-feira, a Casa de Cultura de Lajeado abre as portas para a primeira Noite no Museu, que marca os 40 anos da criação da galeria histórica, celebrado em 5 de abril.

Com entrada gratuita, a programação será até a meia-noite, e conta com uma visita guiada pelo museu, além de uma conversa com o tema “Uma noite no Museu: mas o que é Museu?”, orientada pelo professor de história da Univates Sérgio Nunes Lopes. Também haverá apresentações musicais com os alunos das oficinas de musicalização da Casa de Cultura, além de outros artistas. Não dá para perder!


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais