A administração municipal de Encantado pretende concluir em breve a instalação de um Centro de Inovação Educacional. O projeto original está orçado em R$ 5 milhões e o governo busca recursos em Brasília para concluir a novidade.
Para isso, a proposta foi protocolada junto a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão público ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A ideia é instalar o espaço junto ao prédio do antigo curtume, no acesso principal da cidade. Mas, e diante da complexa negociação para incorporar o imóvel, o empreendimento deve ser instalado de forma provisória na Escola Municipal Tancredo Neves.
Em suma, o objetivo é garantir a implantação do centro na escola localizada no Loteamento Lago Azul, e só depois pensar em um ambiente mais adequado. “Antes feito do que perfeito” é o norte para este momento singular da principal cidade da região alta do Vale do Taquari, que passou a respirar inovação com a chegada do Prodel, das estruturas do Maker Space, e com a criação de novos departamentos e visões dentro da própria administração municipal.
O município que passou a ser referência mundial com o Cristo Protetor acerta em cheio na estratégia. E deve contar com as empresas locais para concretizar esse importante passo.
Mais espaços para inovar
O governo de Encantado inaugura hoje o Maker Space instalado no Centro Municipal de Educação. O evento inicia às 10h e será mais um divisor de águas para toda a região alta do Vale do Taquari. O contêiner será utilizado pelos alunos do Ensino Fundamental que frequentam o turno inverso a partir deste ano.
No espaço de 41 metros quadrados os estudantes desenvolverão atividades ligadas à inovação e tecnologia digital, com o uso de drones, plataforma arduíno, robótica, impressora 3D, tablets e notebooks, entre outras. E é fundamental que as cidades vizinhas copiem (e logo) esse importante movimento.
Vinho, gastronomia e renda
O município de Lajeado será a sede de um instigante evento. O “Festival Gastronomia e Vinho” ocorre entre os dias 13 e 15 de maio, no Parque dos Dick, e promete agitar os principais empreendimentos gastronômicos das regiões do Vale do Taquari e da Serra Gaúcha. A entrada será gratuita e a organização espera um público superior a seis mil pessoas.
Para a apreciação dos pratos e vinhos, porém, haverá cobranças diversas. A programação completa deve ser divulgada na próxima semana. Ainda de acordo com a empresa Blue Show, cerca de 50 postos de trabalho temporários devem ser gerados com a programação, entre atendente, recreacionistas, operadores de caixa e montagem da estrutura.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook.