Prefeitos de diversos municípios do Vale do Taquari estão na capital federal para participar da 23ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Este ano, debates sobre temas como marco regulatório do saneamento básico, gestão pública, mobilidade urbana e reforma tributária norteiam o evento.
A edição de 2022, que tem como tema “Município: o caminho para um Brasil melhor”, começou ontem com painéis técnicos promovidos pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), mas a abertura oficial do evento será às 9h de hoje. A programação se estende até o fim da tarde de quinta-feira (28).
O prefeito de Colinas e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Sandro Herrmann, destaca que os assuntos abordados na Marcha são definidos pela CNM e que a intenção é reunir os gestores do Vale para acompanhar em conjunto um determinado tema que seja de interesse regional.
“Todos os prefeitos que irão participar tem agenda própria. É um evento muito concorrido e precisamos acompanhar o máximo possível de assuntos do dia a dia que interessam aos prefeitos da região. Mas a ideia é ir somando os gestores e definir algo em conjunto”, salienta Herrmann, que chegou a Brasília na noite de ontem.
Pré-campanha
Entre os destaques da programação da Marcha a Brasília, está a participação de pré-candidatos à presidência da República. Nomes como Ciro Gomes (PDT), João Dória (PSDB) Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) estão entre os painelistas confirmados. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) estará presente na solenidade de abertura.
Segundo projeção da CNM, até 8 mil pessoas devem participar da Marcha, que volta a ocorrer após dois cancelamentos consecutivos por conta da pandemia de covid-19. A última edição foi promovida em 2019.
Boas práticas em gestão
Prefeito de Taquari em primeiro mandato, André Brito será um dos palestrantes em oficina que debaterá as boas práticas na gestão municipal. A participação do gestor ocorrerá amanhã. A atividade está prevista para iniciar às 9h.
Segundo Brito, o foco da palestra será como governar com a máquina enxuta. “Vamos mostrar as medidas, os números do quanto investimos e do superávit, e também de que é preciso ter firmeza e convicção nessas ações. O gestor tem que assumir para si a responsabilidade”, frisa.
Para o prefeito, essa é a forma mais segura de modificar os conceitos da política. “A ideologia que deve existir hoje nas prefeituras é a ideologia da gestão. Quem tiver gestão, terá resultados”, observa.
Além de Brito, irão palestrar na mesma oficina prefeitos de Tarumã (SP), Lagoa do Carmo (PE), Indiaroba (SE), um ex-prefeito de Viana (ES) e um representante do governo federal.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook.