Nesta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou a nomeação de Edson Brum (MDB) para a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A indicação ocorreu após a saída do conselheiro Algir Lorenzon, que foi indicado pelo ex-governador Eduardo Leite (PSDB) para compor o conselho da Agergs.
Enquanto acompanhava a votação no plenário, o atual comandante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico recebeu elogios dos colegas de diferentes bancadas, que destacaram sua trajetória no parlamento. Se manifestaram, inclusive, deputados de bancadas tradicionalmente contrárias ao MDB, como o PT.
Contudo, apesar de aprovado com ampla maioria dos votos, 44 a favor a três contra, parlamentares do Novo e PSol ocuparam a tribuna para questionar a forma como são feitas as nomeações.
Composto por sete conselheiros, os indicados ao TCE são sabatinados e aprovados pelo Legislativo. Do total das vagas, quatro são preenchidas com indicações feitas pela Assembleia e três são indicações do governo do Estado. Destes, um é de livre indicação do governador; outro é escolhido entre uma lista tríplice de conselheiros substitutos; e outro entre a lista tríplice com membros do Ministério Público de Contas (MPC).
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook.