A Copa Piá de Futsal é uma vitrine para todos os garotos que sonham com uma carreira profissional no esporte. Muitos que passaram pela competição hoje atuam em quadras e campos no Brasil e no Exterior. A competição que inicia neste fim de semana vai reunir 120 equipes. Os jogos ocorrem nos ginásios do Centro Esportivo Municipal, a partir das 13h.
Natural de Arroio do Meio, Jonatan Loeblein, o “Kaká”, aproveitou muito bem a oportunidade que teve. Disputou a Copa Piá dos 5 aos 13 anos com o Rui Barbosa, de Arroio do Meio. A competição serviu de trampolim para a Alaf, onde é uma das referências da equipe. “É o início de tudo na minha carreira. A Copa Piá me ensinou valores e a ser um atleta.”
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2022/04/2022_04_24_arquivo-pessoal_copa-pia-1-927x1200.jpg)
Jonatan Loeblein, o “Kaká”, disputou a Copa Piá dos 5 aos 13 anos – Foto: Arquivo Pessoal
Das vezes que participou, Kaká mais ganhou do que perdeu. “Era a maior competição que jogávamos. Me lembro que entre um jogo e outro ficávamos chutando latinha ao redor das quadras.”
Durante as edições que participou se destacou pelas assistências que dava para o colega Douglas Kemmer que também seguiu carreira profissional, mas no futebol de campo.
Sobre a competição que inicia neste sábado, o atleta espera que surgem mais Kakás. “Espero que a competição continue por muito tempo e que a gente possa ver mais crianças querendo seguir a carreira no futsal.”
Ex-jogador, treinador e torcedor
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2022/04/2022_04_24_arquivo-pessoal_copa-pia-2-900x1200.jpg)
Samuel Sebben além de coordenar a Ale, vai torcer para o filho Bernardo que fará a estreia na competição – Foto: Arquivo Pessoal
Entre 1990 e 1995, Samuel Sebben jogou a Copa Piá. Hoje, 30 anos depois, vê o filho Bernardo Bortolini Sebben, 7, disputar pela primeira vez a competição. Para ele a competição é importante pois integra os clubes, pais e filhos. “A Copa Piá é importante para os meninos começarem a desfrutar dos jogos, integração com outros meninos e competitividade.”
Além de torcer para o sucesso de Bernardo, Samuel coordena e treina a Associação Lajeado de Esportes (ALE). A equipe vai disputar todas as categorias masculinas com uma equipe. “A Ale entra na competição para participar e colocar alguns meninos em sua primeira competição. Acreditamos que a equipe vai fazer grandes jogos e quem sabe disputar algumas finais.”
Outro que participou da competição como atleta e hoje treina equipes é Cristian Gonçalves. “O campeonato é muito importante pois movimenta atletas desde a iniciação até a formação final.”
Treinador da Acessus Grêmio, Gonçalves comenta que a equipe neste ano vai participar com 11 equipes em todas as categorias. “Queremos repetir o sucesso dos últimos anos quando chegamos em várias finais. É um dos torneios mais valorizado do país.”
A competição
Neste ano, as equipes são divididas nas categorias 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013, 2014 e 2015 no masculino. Os times femininos contam com as categorias 2008/2009. As duas primeiras rodadas serão disputadas junto ao Centro Esportivo Municipal, no Bairro São Cristóvão. Com sete jogos disputados em cada uma das duas quadras.
A partir de maio, os jogos retornam ao palco tradicional que é o Parque do Imigrante. A competição ocorre sempre aos sábados. O encerramento está previsto para o dia 30 de julho. Após a cerimônia de abertura, inicia a primeira rodada. A abertura na quadra 1 fica por conta de EM Capitão e Monsoon/Pratas da Casa, pela categoria 2012. Na quadra 2 ocorre o clássico entre Rui Barbosa A e Alaf, pela categoria 2013.