Hora de arregaçar  as mangas

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Hora de arregaçar as mangas

A 14ª edição do Viva o Taquari/Antas Vivo ocorre neste sábado. E a atividade de preservação do nosso principal manancial inicia cedo. A partir das 7h30min, e de forma simultânea em seis municípios, os voluntários começam a organizar a ação que já recolheu mais de 40 toneladas de lixo em edições anteriores.

O movimento é organizado pela ONG Parceiros Voluntários de Lajeado. Além do Porto dos Bruder, a ação ocorre em Estrela; no Bairro Navegantes, em Arroio do Meio; no Clube Náutico Delta, em Cruzeiro do Sul; em Vila Mariante, em Venâncio Aires; e ainda no Parque Náutico, em Roca Sales.


Meteorito em destaque

“Fragmento do meteorito caído em Putinga há 85 anos segue desafiando cientistas sobre a formação do Sistema Solar”. É esta a manchete do Jornal da Ufrgs, que cita a famosa rocha que caiu sobre o Vale do Taquari em 1937. A novidade é que uma parte do fragmento está em exposição no Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS (foto). É um dos fatos mais curiosos na história da nossa região. Afinal, o “Putinga” é um condrito ordinário, o que significa que ele carrega vestígios do período inicial de formação do Sistema Solar.


Esporte, turismo e dinheiro

Quase mil atletas são esperados para dois eventos de esporte de aventura agendados para este fim de semana. Em Arroio do Meio, um circuito de corrida vai desbravar as entranhas do Morro Gaúcho. Já em Estrela, o destaque fica com o MTB Riders, destinado aos ciclistas aventureiros (foto). E esse povo todo não vem apenas para correr, caminhar ou pedalar. A tendência é que muitos utilizem parte da infraestrutura de hospedagem e de gastronomia do Vale do Taquari. É dinheiro limpo que entra nos cofres da região. E isso, por si só, já é motivo para aguçar a criatividade dos gestores públicos e promotores de eventos.


O desafio de engajar

É difícil acreditar no engajamento coletivo contra a dengue. Mesmo durante os momentos mais tensos da pandemia, quando Lajeado registrou dezenas de mortes em curtos intervalos, uma boa parte da sociedade desprezou o risco da covid-19. Pois bem. A taxa de letalidade da dengue é muito menor, e o colapso hospitalar está longe de ser uma realidade. Isso justifica a negligência? Claro que não. Mas, o caminho da conscientização será árduo. Acreditem.


 

• Atenção, povo do Vale do Taquari. Sejamos conscientes, e não teimosos. Abram suas portas para os Agentes Epidemiológicos. Atentem para os próprios pátios. Alertem os vizinhos, amigos e familiares. A luta contra a dengue é de todos. Não fuja da sua responsabilidade.
• Patrimônio escondido. No fim de semana passado, publiquei sobre um prédio histórico localizado no centro de Lajeado, e que por muitos anos ficou escondido por detrás de placas de publicidade espalhafatosas. Pois bem. Dias após a publicação, uma rede de farmácias assumiu o ponto e, como de praxe, escondeu a beleza arquitetônica do imóvel com uma placa.
• Há quem diga que o ex-prefeito e ex-deputado Hélio Musskopf é cotado para voltar à politica de Estrela.
• O governo de Estrela anunciou um espaço de coworking no prédio da antiga Cervejaria Polar. É uma excelente ideia. Entretanto, são raros os servidores públicos (incluindo secretários) que estão a par do assunto. E isso é preocupante.
• José Scorsatto (PDT) agendou para o dia 7 de maio o lançamento oficial da pré-candidatura a deputado estadual. O evento será no Estrela Palace Hotel, a partir das 9h.
• Em Arroio do Meio, a instalação do pórtico de acesso intriga alguns vereadores.
• Já em Encantado, vereadores e agentes do Executivo se reuniram para o descerramento da faixa de inauguração de uma placa de informação turística. Já a criação da Secretaria de Turismo segue em “banho-maria”. Aliás, a oposição tem se caracterizado por segurar projetos a esmo. E sem justificativas plausíveis.
• A propósito, faz tempo que o governo de Lajeado não apresenta novidades contundentes no trânsito urbano. E são muitos trechos inseguros e sem sinalização (tachões ou pinturas) nas principais avenidas.
• Álcool e redes sociais não combinam. Álcool, redes sociais e um prefeito, então, nem pensar. E o eleitor/contribuinte está de olho. Bom fim de semana a todos!


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais