Circuito Trilhas e Montanhas chega ao Vale

Corrida de aventura

Circuito Trilhas e Montanhas chega ao Vale

Trilhas do Morro Gaúcho ocorre neste sábado. Evento deve receber cerca de 600 participantes, que se desafiarão em quatro distâncias – 5, 14, 25 e 50 quilômetros.

Circuito Trilhas e Montanhas chega ao Vale
Pedreira e mirante do Morro Gaúcho recebem cerca de 600 competidores neste sábado - foto: Gabriel Santos
Arroio do Meio

Percorrer caminhos estreitos, com inclinações e passagens por matas e até riachos, esse é o desafio de muitos participantes do Circuito Trilhas e Montanhas. O evento consolidado no Rio Grande do Sul prepara para este sábado a prova mais difícil, o Ultra do Gaúcho.

Neste sábado, dia 23, o Morro Gaúcho em Arroio do Meio, deve receber cerca de 600 participantes, que se desafiaram em quatro distâncias – 5, 14, 25 e 50 quilômetros. Essa última conta com uma altimetria de 2229m. As largadas ocorrem na sede do Esperança, em Dona Rita, a partir das 7h.

Promotor do evento, Luis Leandro Grassel destaca que 100 atletas se desafiarão na prova dos 50km. “É uma prova única no Brasil, pois o trajeto é todo em meio a natureza. É uma das mais difíceis e charmosas do Circuito Trilhas e Montanhas.”

Esses atletas da maior distância ficaram hospedados em hotéis de Arroio do Meio e Lajeado. Já os demais, devem chegar ao local da prova ainda pela manhã de sábado.

Grassel, destaca que para essa prova vão vir atletas de 65 cidades do Rio Grande do Sul e oito de Santa Catarina. “Estamos de volta para contribuir diretamente na saúde física e mental da sociedade.”

Expectativa é fazer em 5h30min”

Atleta de Arroio do Meio, Thiago Brentano volta a disputar o trajeto mais longo. Em 2018 ficou em 21º. “É uma prova bem elaborada e desafiadora pela questão da altimetria, e as trilhas e o próprio Morro Gaúcho a tornam diferente e convidativa, por isso tão tradicional e desejada. ”

Percorrer caminhos estreitos, com inclinações e passagens por matas e até riachos, esse é o desafio de muitos participantes do Circuito Trilhas e Montanhas – Foto: Arquivo Pessoal

Conta que a preparação para uma prova dessas características envolve musculação, funcional e longos treinos. “Eu já vinha treinando para a Travessia Torres Tramandaí solo, então acrescentei altimetria ao volume de treinos.”

A expectativa de Brentano é concluir os 50km em menos de 5h30min.

Kits e premiação

A entrega dos kits da categoria Ultra ocorreu entre 16h e 20h dessa sexta-feira e também ocorre neste sábado das 6h às 7h, no dia do evento. As demais categorias podem retirar os kits, após as 7h. Já sobre a premiação, ela será realizada no evento, com horários estabelecidos, separados com intervalos e personalizados para cada categoria, a serem divulgados no decorrer do evento. Os cinco primeiros colocados em cada categoria recebem troféus.

Horários de largada

50km: a partir das 7h

25km: a partir das 12h

14km e 5km: a partir das 13h

Próximas etapas

28 de maio – Coronel Pilar

25 de junho – Farroupilha

23 de julho – Monte Belo do Sul

20 de agosto – Sertão Santana

25 de setembro – Garibaldi

22 de outubro – Nova Roma do Sul

19 de novembro – Farroupilha

Acompanhe
nossas
redes sociais