No foco da dengue

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

No foco da dengue

A matéria publicada na edição de quarta-feira do Jornal A Hora é estarrecedora para o Vale do Taquari. Entre todos os municípios gaúchos, Lajeado aparece na segunda colocação entre as cidades com o maior número de casos de dengue registrado desde 1º de janeiro de 2022, e só perde para Porto Alegre.

Mas, se compararmos as notificações com as respectivas populações, o cenário é ainda mais assustador para os lajeadenses. Com 993 registros para 85 mil habitantes, o índice é de 1,06%. Já na capital gaúcha são 1.211 casos para 1,5 milhão de pessoas. Um índice de 0,08%. Ou seja, o nosso buraco é muito mais fundo. É hora de acordar!


Keko Munhoz renomeado

A 3ª Região do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Rio Grande do Sul renomeou Marco Aurélio Rozas Munhoz como Delegado Sub-Regional em Lajeado. Corretor de imóveis, “Keko Munhoz” também assina como diretor da Imobiliária Arruda & Munhoz.

Ele afirma que a nova gestão terá como compromisso “promover eventos como palestras, cursos, debates e manter contato com os órgãos municipais da região do Vale do Taquari, unindo ainda mais a classe com a sociedade local”. Na foto, ele está ao lado dos representantes do CRECI/RS, Naor Eduardo Silva Lagoas, Wagner Daitx e Luiz Cesar Diretor Pedagógico.


Famurs e o transporte público

O subsídio sugerido pelo governo de Lajeado para evitar uma tarifa de R$ 6 aos usuários do transporte público coletivo é só a ponta do iceberg. A dificuldade financeira das empresas não é exclusiva dos lajeadenses. Muito pelo contrário. Em Estrela, por exemplo, a Secretaria de Administração ainda busca formas de mitigar os efeitos de um inevitável reajuste.

É assim na maioria dos municípios do RS e do Brasil. Não por menos, a Famurs criou um grupo de trabalho para estabelecer um cronograma de ações sobre o transporte urbano e interurbano.

A decisão foi comunicada na semana passada pelo presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e pelo presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Baptistella (que deve assumir a Famurs na próxima gestão).

Também participaram do encontro empresas de ônibus, Fetergs e associações de municípios. A Assembleia Legislativa também será convocada. E uma das pautas é criar um fundo público para custear, ao menos, a gratuidade para os idosos.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais