“Foi o meu primeiro intercâmbio,  mas não será o único”

Abre Aspas

“Foi o meu primeiro intercâmbio, mas não será o único”

Desde criança a lajeadense Elisa Santin de Oliveira, 26, tinha o sonho de fazer um safári. Outro desejo era ter a experiência de um intercâmbio. Este ano ela realizou os dois. Está há duas semanas na África do Sul, em Cape Town

“Foi o meu primeiro intercâmbio,  mas não será o único”

O que te fez escolher a África do Sul como destino?
Desde criança sempre quis conhecer este país, um dos meus sonhos de vida era fazer um safári.
Em 2020 descobri que havia a opção de realizar intercâmbio de inglês para cá. Vi que era possível realizar os estudos em 15 dias e conciliar com as férias do trabalho, foi então que decidi viajar.

Como funciona o intercâmbio?
Em junho do ano passado eu tomei a decisão de que viria, organizei férias e iniciei as aulas de inglês. As aulas duram 15 dias, mas no total serão 20 dias de viagem devido às escalas. A viagem de ida durou 33 horas com escala em Dubai. São duas semanas de aula e no turno inverso eu consigo passear pelo país. Pesquisando sobre o destino, percebi que as pessoas não sabem como funciona a África do Sul, não sabem que existe uma cidade tão incrível como Cape Town.

O que mais chamou atenção ao chegar no país?
Vim com muito medo, pois estava sozinha. Por sorte encontrei duas brasileiras ainda em São Paulo que estavam vindo para cá. Vim para estudar inglês, mas o país tem um inglês diferente, principalmente nas pronúncias. O que me chamou mais atenção é que a cidade é toda costeada por praias. Por incrível que pareça, o Centro é muito parecido com o de Porto Alegre.

É uma cidade que, para onde você olha, vê algo maravilhoso. A quantidade de pessoas, etnias, raças e diversidade também é incrível. Outra coisa que me chamou a atenção é que o trânsito funciona na mão inglesa e, por isso, quase fui atropelada.

Notou alguma semelhança com o Brasil?
A cidade tem estrutura semelhante à do Rio de Janeiro, por se tratar de um centro urbano e com belas praias. As pessoas também são acolhedoras, mas têm um jeito diferente de ser. Estou convivendo muito com brasileiros, por incrível que pareça somos muitos por aqui.

Qual o passeio que mais gostou de fazer?
Realizei o meu sonho de fazer um safári. Foi demais. Uma pena que não conseguimos ver leões. Outro local que me deixou encantada foi o Waterfront. É um shopping no porto, com restaurantes, roda-gigante, feiras e vários barcos que saem para passeios. É uma vista incrível da Table Mountain, que é um cartão postal daqui. São os locais que eu posso indicar para qualquer pessoa que venha para a África do Sul.

Como esta experiência influenciará na sua vida?
Eu sei que voltarei para o Brasil com outra mentalidade. Foi o meu primeiro intercâmbio, mas não será o único. Uma coisa que chamou muita a atenção é que a maioria dos meus colegas de aula estão aqui por seis meses ou um ano e trabalham em home office. Possuem essa liberdade de estar em vários lugares do mundo. Trabalham, estudam e aproveitam o mundo todo. Isso para mim é incrível. Existem infinitos lugares e possibilidades.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais