Registrado na Federação Gaúcha de Futebol (FGF) em 21 de abril de 1942, o Esporte Clube Encantado comemora seus 80 anos de fundação. Para celebrar a data junto sa comunidade, a direção promove um evento festivo na sede do Estádio das Cabriúvas.
A atividade inicia às 10h, com o jogo veterano entre Encantado e Bento Gonçalves. Após, terá almoço servido ao valor de R$ 50.
Na parte da tarde haverá jogo de integração da Escolinha CFM, e em seguida, será a vez do Sub-15 do Esporte Clube Encantado enfrentar o Internacional de Porto Alegre, pelo Campeonato da Liga Serrana.
“Toda a comunidade está convidada a participar conosco desta celebração. É o momento de nos reunirmos, recordar histórias destas oito décadas e manter de alguma forma o clube ativo”, pontua o presidente do Leão do Vale, Verner Werle.
No decorrer dos anos, o Esporte Clube Encantado conquistou diversos títulos e revelou atletas conhecidos no mundo do futebol. “Esta sem dúvidas é uma das entidades que mais divulgou o nome do município para todo o Brasil”, destaca o diretor administrativo, Licio Caumo.
Hoje, o clube está sem atividade no departamento profissional, investe apenas na categoria de base Sub-15. São 30 atletas entre 14 e 15 anos, de lugares como Encantado, Roca Sales, Nova Bréscia, Arroio do Meio e Santa Clara do Sul. Tanto a equipe diretiva como os funcionários, são voluntários.
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2022/04/ALGUNS-TROFEUS-600x270.jpg)
Conquistas ao longo de oito décadas estão expostas no clube
Resgate histórico
Revista comemorativa que deve circular em setembro deste ano é desenvolvida pelo escritor Airton Gomes. Ao todo, são 54 páginas que trazem a história do clube, entrevistas, os principais eventos e algumas personalidades que participaram ativamente do esporte no município.
“A cidade de Encantado ficou conhecida também por causa do futebol. Procurei colocar na revista fotos de todas as equipes que integraram o clube ao longo destes anos. A intenção é contar fatos que muitas pessoas não conhecem, é fazer um resgate histórico mesmo”, destaca.
Em 1964, Gomes escreveu um livro intitulado “Dentro & Fora das 4 Linhas”, que retrata de forma breve a trajetória do Leão do Vale, incluindo algumas curiosidades. “Eu já fiz parte do Esporte Clube Encantado como jogador e integrante da diretoria. O futebol nos proporcionou fazer grandes amigos e até hoje nos reunimos para lembrar dos bons momentos”, pontua Gomes.
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2022/04/1942-600x433.jpg)
Equipe de 1942, que foi Campeã da Taça Ramenzoni
Destaque internacional com as mulheres
Entre os fatos marcantes que envolvem o clube, o escritor Airton Gomes relembra com entusiasmo a diretoria formada por 12 mulheres, em 1971. De acordo com ele, dados da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), revelam que Encantado foi o primeiro município a ter só mulheres na direção de um clube de futebol profissional no Brasil.
A falta de liderança masculina na época, fez Jurema Bagatini se tornar a primeira e única presidente mulher do Esporte Clube Encantado. “Na cidade interiorana, a conquista foi vista com preconceito. Mas elas eram bastante ativas e participativas, aos poucos a comunidade foi aceitando e apoiando a direção”, recorda Gomes. Ele destaca ainda, que o fato ganhou repercussão nacional e internacional, rendendo entrevistas aos maiores jornais do país.
No mesmo ano, a equipe liderada pela direção feminina consagrou-se campeã invicta da Copa Mini Governador do Estado. Já em 1975, o time ganhou o título da Copa Cícero Soares. “Nessa época colocamos a cidade de Encantado no cenário nacional. Foi o ápice do Clube”, concluiu Gomes.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook.