Diante de um plenário lotado na câmara de vereadores, quatro personalidades da cidade foram agraciadas ontem com o título de Cidadão Lajeadense. Com trajetórias distintas, mas de importantes contribuições para o desenvolvimento do município, eles receberam o aplauso de convidados, autoridades e familiares.
Os homenageados da noite foram os irmãos e empreendedores Carmelito e Gilberto Becker Delwing, o professor Jurandy Pretto e o diretor executivo do Hospital Bruno Born, Cristiano Dickel. A concessão dos títulos ocorreu após aprovação em plenário de três projetos apresentados ainda no ano passado.
Negócio de sucesso
Carmelito e Gilberto comandam, desde 1972, o Cachorrão Carmelito e Beto, um dos empreendimentos gastronômicos mais conhecidos da região. Por décadas, os irmãos estrelenses trabalharam em um trailer junto à Praça da Matriz. Em 2011, mudaram-se para um prédio do outro lado da rua, onde estão até hoje.
O negócio também se expandiu para outros municípios, com a abertura de unidades em Estrela e Teutônia. Mais recentemente, em 2019, foi inaugurada a fábrica de maionese, que funciona no sítio da família. “Nós conquistamos esse reconhecimento através do boca a boca, conversando e com atendimento igual a todos. Me sinto muito satisfeito porque acreditaram em mim e no Carmelito”, salientou Gilberto.
Saúde e esporte
Dickel é natural de Teutônia e iniciou a trajetória no HBB em 2007. Desde então, ascendeu na casa de saúde e em 2014 assumiu o cargo de diretor executivo, no qual permanece até hoje. No discurso, relembrou os desafios impostos pela pandemia. “Foi um período exaustivo, triste e por vezes assustador. Perdemos muitas vidas, mas conseguimos salvar outras tantas. Aprendemos que a vida é nosso bem mais precioso”, comentou.
Pretto nasceu no interior de Canudos do Vale. Formado em Educação Física, foi atleta profissional do Lajeadense e trabalhou como preparador físico por 16 anos em diversos times do RS. Professor da rede estadual de ensino, se destacou também na Escolinha de Futebol do Clube Tiro e Caça, formando mais de 4 mil atletas em quase 50 anos.
“Nunca imaginei que receberia tal reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na comunidade. É uma honra”, destacou.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook.