A Associação de Ligas do Vale do Taquari divulgou ontem as diretrizes do Regional 2022. Os clubes têm até o dia 24 de maio para se inscrever. A competição está prevista para iniciar no dia 24 de julho.
A principal mudança no regulamento foi que somente o título eleitoral será exigido como comprovante de residência nas quatro categorias – Titular, Aspirante, Série B e Veterano.
Presidente da Aslivata, Volnei Kochhann destaca que a mudança ocorreu ainda no fim de 2019, pois haviam muitos critérios para ser considerado jogador de casa. “Vai ter gente reclamando que foi beneficiado ou prejudicado, mas tem que existir um caminho único. Algumas situações estavam fugindo do nosso controle.”
Kochhann salienta que essa medida incentiva os jovens de 16 e 17 anos a fazerem o título eleitoral. “Estamos ajudando a sociedade neste sentido.”
Neste ano, a Liga Arroiomeense de Futebol Amador usou os mesmos critérios do Regional na disputa do Municipal. Segundo o presidente Marciano Lindemann, a competição não teve problemas.
Ele salienta que com essa medida os atletas votarão onde deveriam votar, e não em cidades que conhecem somente pelo futebol. “Hoje muitos trabalham e moram em uma cidade, reclamam de situações pontuais como saúde, educação e segurança, mas votam em outro município.”
Já o atleta Roque Heckler salienta que hoje os clubes gastam com os atletas de casa o mesmo que gastavam quando podiam pegar os jogadores de outras cidades. “Deveria voltar aos moldes passados, pois quem se organiza vai conseguir jogar.”
Outras mudanças
No aspirante o ano de corte será 1997, porém cada clube, dependendo dos habitantes do município, poderá pegar atletas que nasceram em anos anteriores.
No veterano, cada clube poderá inscrever até três atletas com idade entre 37 e 40 anos, considerando o ano de nascimento, e os demais com 40 anos ou mais. Municípios com até 7 mil habitantes podem inscrever até cinco atletas com idade entre 37 e 40 anos e inscrever até três atletas a partir de 40 anos de outras cidades que não participam do Regional, passando por avaliação da Aslivata.
Diretrizes do campeonato
- Cada equipe Aspirante, Titular, Série B e Veterano poderá inscrever 25 jogadores.
- Será considerado atleta de fora aquele que não tiver o título eleitoral no Vale do Taquari;
- Jogador de cidade do Vale que não tiver time no Regional não poderá atuar na competição, nem como atleta de fora.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook.