Disparidade tributária  afeta cervejarias

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Disparidade tributária afeta cervejarias

Diretor da cervejaria Salva, com sede em Bom Retiro do Sul, João Giovanela representou a Associação Gaúcha das Microcervejarias em reunião com representantes do Executivo e Legislativo do Estado, no Palácio Piratini. O encontro serviu para expor pleitos das pequenas cervejarias, que sofrem com a disparidade tributária na comparação com as grandes empresas do setor.

Conforme Giovanela, quando pequenas e médias cervejarias são enquadradas em regimes tributários fora do Simples, a carga tributária varia de 59%, pela Margem de Valor Agregado (MVA), a 44% no caso do Regime Especial de Pauta.

O Rio Grande do Sul tem um incentivo (40% menor que o de SC) que resulta em 34% de carga tributária direta sobre o produto. Porém, o percentual ainda está bem acima do pago pelas grandes corporações, cuja tributação global não passa de 22%.

Essa absurda disparidade faz com que as empresas menores, responsáveis por 54% da mão de obra do setor, tenham muita dificuldade para competir com as gigantes, fazer investimentos e crescer.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais