Diretor da cervejaria Salva, com sede em Bom Retiro do Sul, João Giovanela representou a Associação Gaúcha das Microcervejarias em reunião com representantes do Executivo e Legislativo do Estado, no Palácio Piratini. O encontro serviu para expor pleitos das pequenas cervejarias, que sofrem com a disparidade tributária na comparação com as grandes empresas do setor.
Conforme Giovanela, quando pequenas e médias cervejarias são enquadradas em regimes tributários fora do Simples, a carga tributária varia de 59%, pela Margem de Valor Agregado (MVA), a 44% no caso do Regime Especial de Pauta.
O Rio Grande do Sul tem um incentivo (40% menor que o de SC) que resulta em 34% de carga tributária direta sobre o produto. Porém, o percentual ainda está bem acima do pago pelas grandes corporações, cuja tributação global não passa de 22%.
Essa absurda disparidade faz com que as empresas menores, responsáveis por 54% da mão de obra do setor, tenham muita dificuldade para competir com as gigantes, fazer investimentos e crescer.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook.