Com materiais como EVA, cola e tesoura, o morador de Estrela, Luis Carlos Ignácio, 34, criou uma armadura de 15kg para participar do Anime Buzz 2022, um festival que reúne mais de 30 mil pessoas em cada edição. Esta foi a primeira vez que ele participou do evento e, entre 50 concorrentes, trouxe para o Vale o título de campeão.
Para o festival, Luis recriou a armadura de um personagem do jogo World of Warcraft. Um paladino que levou cerca de um ano para ser finalizado. Os materiais utilizados foram EVA e algumas bijuterias para a decoração. A espada foi feita de madeira e biscuit. E a capa, com tecido comum.
Ao invés de usar resina para alguns detalhes, ele preferiu a cola quente. Afinal, de acordo com o artesão, um cosplay deve ser barato.
Primeiro evento
Luis acredita que a riqueza de detalhes foi o diferencial do traje confeccionado por ele. E, mais do que o prêmio, o que ele ganhou no evento foi o reconhecimento dos participantes. “Consegui realizar esse sonho. Mas trabalhei duro, me esforcei, teve muita gente que me ajudou. No fim, consegui expressar para os jurados e para o público aquilo que eu queria”, destaca.
Quando ele pisou no palco, foi muito aplaudido, porque as pessoas reconheceram seu personagem. “Essa foi a melhor sensação de todas. Tirei mais de 500 fotos, foi um carinho muito grande. Eu já tinha vencido ali, porque era o meu trabalho, algo que construí com minhas próprias mãos, e o pessoal gostou”, conta o artesão.
Do hobby à profissão
Ignácio começou a fazer cosplay na pandemia. Entediado por ficar em casa, procurou tutoriais na internet e fez o primeiro capacete do personagem Homem de Ferro. Depois disso, quis continuar com o trabalho. “A pandemia que me levou a fazer uma coisa diferente que hoje em dia é minha profissão”, destaca o cosmaker.
Com um secador térmico, tinta e estilete, Luis produz peças para todo o Brasil. Ele conta que as encomendas surgem de um sonho do cliente que, em geral, cresceu lendo gibis ou assistindo animes.
Mas nem sempre é possível fazer todo o traje de um personagem, e é preciso adaptar. “Tem que trazer aquela ideia para o mundo real”, complementa.
No próximos meses, Luis pretende participar de novos eventos. No fim do ano, a armadura será adaptada para o Animextreme, o maior evento geek do Sul do Brasil.
Sobre o Anime Buzz
O Anime Buzz é um dos principais eventos da cultura japonesa do estado e está entre os 10 maiores do país. No fim de semana, ocorreu a 18ª edição do evento. Durante o festival, a programação contou com atrações nacionais, com quatro dubladores, além de lojas temáticas, cardgames e tabuleiros, salas temáticas e brincadeiras, show de bandas, videogames e concursos de cosplay.
Desde o início da pandemia, o evento não estava na programação do estado, e voltou a reunir a comunidade neste ano.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook.