A Páscoa bate à porta e com ela todas as receitas de chocolate. Mais do que preparar as cestinhas com ovos para as crianças, este período também requer um importante cuidado: os cachorros e gatos não devem comer chocolates.
Segundo Mariana Fragoso, médica-veterinária e mestre em nutrição de cães e gatos, oferecer chocolate aos pets é um equívoco e pode acarretar sérios problemas à sua saúde. Isso porque o chocolate contém teobromina, uma substância tóxica para os cães e gatos.
“Esta substância é muito parecida à cafeína e tem a finalidade de fornecer energia, mas nos pets este efeito de estímulo é muito grande, o que pode levá-los a passar mal”, explica.
De acordo com a médica-veterinária, as consequências da intoxicação pelo chocolate dependem da quantidade que foi ingerida e pode levar de duas a quatro horas para acontecerem.
“Nos casos leves onde a ingestão de chocolate foi pequena, o vômito e a diarreia são frequentes, entretanto, quando a quantidade ingerida pelo pet for grande, pode ocorrer problemas no coração, convulsões e até levá-lo à morte!”, alerta.
Por isso, se o tutor notar que o pet ingeriu acidentalmente um alimento e que ele apresenta algum mal estar, é recomendado que o animal seja levado imediatamente ao médico-veterinário de confiança.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook.