Represálias à Acil e CDL?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Represálias à Acil e CDL?

A relação entre os vereadores de Lajeado e as duas principais entidades representativas dos empresários (Acil e CDL) está estremecida. E isso ficou evidenciado com as emendas aos projetos que solicitam recursos para auxiliar na produção da Expovale, Construmóbil e Convenção Lojista. Os vereadores cobram uma série de contrapartidas. Entre essas, uma inexplicável campanha de doação de alimentos para animais. Ora, repassar recursos do contribuinte para eventos que garantem um valioso retorno à própria sociedade jamais deveria ser tratado com tamanha insensatez. Isso afeta a credibilidade do Legislativo.


Ausências na audiência

A audiência pública organizada pela Assembleia Legislativa do RS em conjunto com a CIC-VT não contou com a presença de diversos agentes públicos da região. Entre eles, o prefeito anfitrião, Marcelo Caumo (PP). O gestor argumenta sobre a própria ausência. “A discussão deve se dar com o Executivo, e não com a AL/RS”. Empresários também reclamaram da falta de vereadores no encontro. Nem mesmo quem se define como “defensor do setor produtivo” esteve presente no embate de ideias.


Tudo em casa

Elmar Schneider (PTB) foi Secretário de Saúde do ex-prefeito Rafael Mallmann (MDB) entre 2017 e 2020. Agora, o atual prefeito de Estrela participou das negociações para elevar Mallmann ao cargo de Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano. A troca de gentilezas também incluiu a manutenção da ex-primeira dama junto ao poder público municipal, mesmo com a derrota do MDB nas urnas. E essa proximidade entre agentes políticos estrelenses parece ser a regra desde que a prefeitura deixou de ser governada por Celso Brönstrup (in memorian). Para o bem ou para o mal.


Política e aviação

A aviação virou tema na política regional. O pré-candidato a deputado federal, Felipe Diehl (PL), sugeriu à Amvat e ao Consisa o uso da “aviação agrícola no combate ao mosquito da dengue”. Para tal, ele sugere o aproveitamento do Aeródromo Regional de Estrela. Em Lajeado, o vereador Sérgio Kniphoff (PT) também levantou um debate sobre aeronaves. Por meio de um projeto de lei, ele sugeriu a proibição, em qualquer hipótese, da “aplicação de agrotóxicos com o uso de aeronaves no município de Lajeado”.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais