Dança, música, artes plásticas, fotografia. Estas são algumas das atrações programadas para o fim de semana, durante o II Festival Artístico Conexão Lajeado Cultural. O evento será no dia 10, a partir das 10h, no Parque Histórico Municipal.
A iniciativa da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Conselho Municipal de Política Cultural do município é feita com recursos da Lei Aldir Blanc, destinados ao incentivo à cultura e, este ano, contempla 26 propostas culturais.
Os projetos são nas áreas de artes cênicas e artesanato, além das artes plásticas, artes visuais e audiovisual. Bandas, orquestras e corais também serão contemplados, assim como as áreas de patrimônio histórico, cultural e natural, e tradicionalismo gaúcho.
Para este ano
De acordo com a coordenadora de cultura do município, Talita Fracalossi, a primeira edição do festival foi em 2021, também com recursos da Lei Aldir Blanc, mas de forma online. Assim, dois produtores culturais ficaram responsáveis por parte das apresentações. Um deles foi o Volúpia Bar e Espaço Cultural, que fez gravações no Sesc Lajeado. O outro foi a Univates, com peças de teatro.
Este ano, o evento será presencial, com entrada gratuita. A ideia da organização é fazer com que o festival se mantenha a cada ano. “Que a gente consiga mostrar a difusão da cultura de Lajeado, todas as possibilidades que temos aqui”, destaca Talita.
De acordo com a coordenadora, o Parque Histórico foi escolhido por ser um espaço que conta a história e abriga a cultura do município. Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para o dia 24 de abril, no mesmo local.
Além dos espetáculos e exposições, o evento também conta feira de artesanato, parede de escalada e tirolesa. A ervateira Rei Verde estará presente, e a alimentação ficará por conta da Copa Ratzbier, Café do Parque e Centro de Cultura Alemã.
Outras atividades
Oficina de Chaveiro de Tecidos, com Leila Fagundes Kauffmann; Artesanato Afro, com Silva Lima; Vivência em Artes Circenses, vivência em técnicas circenses, tecido acrobático e trapézio, com Anderson Baleiro; Causos de Lajeado, Exposição com 10 fotografias de Luiz Carlos Marin Konzen; História de Lajeado em Cores, com Renata Lohmann; A transformação da cidade pela arte, com Maiara Bauer; Ondas de Concreto, com Pedro Guilherme Enger; Ação fotográfica, tarde de sessão fotográfica 100% gratuita, com Marcelo Sá Silva.
Programação para o domingo – 10 de abril
Palco 1 – Música
10h – Jazz Era – Eduardo Xavier Petter
11h45 – Relações Efêmeras – Gabriel Henrique dos Reis
12h30 – PC da Viola – Paulo César Giongo
13h30 – Vicente Breyer autoral -Vicente Breyer
15h – Duo Instrumental – Solon Azambuja Chaves
16h – A música lajeadense por Jê & Oliveira – Fernando de Oliveira
17h – LaRoots – Jerônimo Schuhl
Palco 2 – Dança – Coreto
10h30 – Danças e Andanças Gaúchas – com Jordana Durante
11h – Oficina De Danças Gaúchas De Salão – Laura Maria Bruxel
13h – Criart dança, aulas de dança – Ana Paula Ghidini
14h – Bento e Tradição, com oficinas – Leonice Maria de Oliveira
15h30 – Causos: lembranças revividas, declamação e danças gaúchas – Jeferson Rogério Valente de Barros
16h30 – Espetáculo Estampa Gaúcha – Tatiane Andressa de Oliveira
Área Externa – Coreto
14h30 – Espetáculo circense, malabarismo, monociclo, roda cyr, swing e pirofáfia – Anderson Zimmermann
Espaço Painel de Led
11h30 – Um lugar em Lajeado – Fernanda Schneider; Floresta Urbana em Lajeado – Claudio Antônio Zagonel Neto; Projeto Quarentena Documental – Vitória Graciolla Giovanella