O Internacional começa hoje à noite a sua caminhada rumo ao bicampeonato da Copa Sul-Americana, competição que não disputa desde 2014. Depois das eliminações na Copa do Brasil e no Gauchão, o Colorado vê no torneio internacional a grande chance de acabar com a seca de títulos. A estreia ocorre contra o 9 de Octubre, às 21h30min, no Estádio Jocay, em Manta, no Equador.
Alexander Medina teve duas semanas para preparar a equipe à estreia da competição. Mesmo eliminado pelo Grêmio no estadual, o treinador teve o trabalho mantido pela direção colorada. Agora, precisará que seu time mostre dentro de campo que a decisão foi acertada. O time para a estreia é semelhante ao que vinha atuando.
O último jogo do Inter ocorreu no dia 23 de março, vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio. Medina deve fazer apenas uma alteração em relação à equipe que iniciou a partida. David, lesionado, está fora. Assim, Edenilson deve ser deslocado para a ponta e Johnny ingressa no meio-campo. Volante de origem, Liziero permanece na lateral-esquerda. Recém contratado, o atacante Carlos De Pena está relacionado.
O time do Inter para a estreia deve ter: Daniel; Bustos, Bruno Méndez, Kaique Rocha e Liziero; Gabriel e Johnny; Edenilson, Maurício e Taison; Wesley Moraes.
Adversário em ascensão
O 9 de Octubre vive fase de ascensão no futebol do Equador. Em dois anos, saltou da terceira para a primeira divisão. Agora, faz a sua estreia na Copa Sul-Americana. Dentro de campo, a equipe destaca-se pela intensidade física, mas não vive boa fase. Em seis rodadas, é o penúltimo colocado do Campeonato Equatoriano.
Histórico na competição
O Inter jogará a Copa Sul-Americana pela sétima vez. Campeão em 2008, o clube disputou a competição em 2003, 2004, 2005, 2009 e 2014. São 32 partidas, com 13 vitórias, 14 empates e cinco derrotas.
Premiação
A premiação para a Sul-Americana pode ser maior do que a do Campeonato Brasileiro. Ao vencer o Brasileirão no ano passado, o Atlético-MG embolsou R$ 33 milhões. Quem erguer o troféu continental receberá 7,8 milhões de dólares, R$ 35,9 milhões na cotação atual. Como o valor do dólar oscila, a arrecadação final é variável. A CBF ainda não divulgou qual será o valor da premiação do Brasileiro em 2022.
Adversários da primeira fase
9 DE OCTUBRE – EQUADOR
Fundado em 1912, o clube permaneceu 25 anos fora da elite do futebol equatoriano, até voltar em 2021. O grande nome da equipe comandada por Juan Carlos León é Jorge Pinos, goleiro da seleção. Atualmente, o clube está na penúltima colocação do campeonato nacional, com apenas uma vitória em seis jogos.
GUAIREÑA – PARAGUAI
Com apenas cinco anos de existência, o clube paraguaio foi fundado em uma fusão de times de base da Liga Guaireña de Futebol. Em 2020, subiu para a elite do país. No atual campeonato local, porém, o time ocupa a décima colocação entre doze equipes. O zagueiro Miguel Paniagua e o meia Juan Aguilar são os destaques do time.
INDEPENDIENTE MEDELLÍN – COLÔMBIA
Com oito títulos nacionais, o time colombiano é o mais conhecido dos três adversários colorados. Os destaques do time são os pontas Vladimir Hernández e Felipe Pardo. No time, também está o meia Juan Manuel Cuesta, com passagem pelo Inter. A equipe ocupa a quarta colocação do Campeonato Colombiano.
Calendário
Hoje – 9 de Octubre x Inter
14/04 – Inter x Guaireña
26/04 – I. Medellín x Inter
05/05 – Guaireña x Inter
17/05 – Inter x I. Medellín
24/05 – Inter x 9 de Octubre